Secretaria de Educação vai criar Escola de Formação de Educadores Municipais



A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) vai criar a Escola de Formação de Educadores Municipais (EFEM). O projeto está em fase de elaboração e a unidade vai oferecer espaços para a realização de projetos que visam qualificar, capacitar e aperfeiçoar a prática laboral dos profissionais da rede municipal de ensino. Segundo o secretário da pasta, Marcelo Feres, a ideia é promover o fortalecimento da Educação, através de ações de capacitação continuada, visando contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem.

“Esse projeto se soma a outras frentes de trabalho da Seduct para garantir a valorização dos nossos servidores. Temos cerca de 6 mil trabalhadores na Educação, sendo 5 mil professores, aproximadamente. Nossa proposta é ampliar as temáticas de formação para todas as áreas dos saberes e todos os segmentos da educação básica, com isso, os professores multiplicadores serão um braço no campo de atuação na escola de Formação", disse Feres.

Além disso, por meio da Seduct, a Prefeitura de Campos vai conceder chromebooks para os professores da rede municipal. O objetivo é atender à ação estratégica de inserção tecnológica digital das unidades escolares da rede municipal de ensino e da gestão pedagógica e administrativa da Secretaria. A medida integra o Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE).

“A Seduct também está trabalhando para conceder novos desktops e impressoras para as escolas, pois consideramos mecanismo fundamental ao cumprimento das atividades dos nossos profissionais. Essa medida também é parte do projeto de valorização profissional e vai contribuir, ainda, com o aumento da eficiência e da produtividade”, destacou o secretário.

Marcelo explicou que a Seduct pretende implementar a cultura digital com todos os envolvidos no processo educativo, desde os alunos e professores até os que participam da organização burocrática como assistente de secretaria, pedagogos e os demais que compõem a equipe escolar. “É preciso dar suporte tecnológico apropriado a todos que colaboram para que os processos educativos aconteçam. Um ambiente digitalizado proporcionará o desenvolvimento da competência digital do profissional e do aprendente”, disse.

11 visualizações