top of page

Secretaria de Educação vai promover I WorkShop de Planejamento de Projetos




Após o sucesso do Workshop de Gestão realizado no ano passado, na Escola Municipal de Gestão do Legislativo (Emugle), a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) vai realizar, este mês, o I WorkShop de Planejamento de Projetos. O primeiro encontro dessa primeira etapa vai acontecer no Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert (Isepam) no dia 28 de fevereiro, com duas opções de horários: 8h às 12h ou 13h às 17h, e será voltado aos gestores da Seduct, gestores escolares, auxiliares de secretaria das unidades escolares e professores readaptados.

As inscrições devem ser feitas no Portal SIPAE (aqui) Serão 60 vagas, sendo 30 por turma (de manhã e à tarde). A segunda etapa está prevista para agosto deste ano. A capacitação visa melhorar a qualidade do atendimento à comunidade escolar, que inclui não somente os alunos, mas também, profissionais, pais e responsáveis pelos estudantes, entre outros públicos.

As ações são coordenadas pelo subsecretário de Gestão Operacional da Seduct, Nilo Manhães, e pela Escola de Formação dos Educadores Municipais (Efem). Segundo Nilo, a capacitação integra o calendário formativo de 2023 e vai abordar a temática "Gestão, planejamento e projetos".


Nilo possui mestrado em Engenharia de Produção, MBA em Gestão Empresarial, especialização em Análise de Sistemas e graduação em Matemática, e será um dos palestrantes. Ele professor universitário e foi servidor de carreira da Petrobras, onde atuou de 1983 a 2019, em diversas funções como, por exemplo, Gestor de Processos, de Recursos Humanos, de Atendimento ao Cliente e de Projetos de Tecnologia da Informação. Ele é o responsável por gerir os processos de Tecnologia da Informação, Sistemas e Indicadores, Recursos Humanos e Transporte no âmbito da Seduct.

“Esse workshop de Planejamento de Projeto é complementar ao workshop de Gestão, e eles podem ser cursados em qualquer ordem, pois um não é pré-requisito do outro. No workshop de gestão tratamos de modelo de gestão, liderança, gestão de processos e da qualidade dos serviços ao cliente, todos elementos importantes para atingirmos a excelência na educação. Neste novo workshop focaremos na fase mais importante da gestão de projetos, que é o planejamento”, explicou o subsecretário.


Para ele, um planejamento bem feito evita desperdício de recursos, atrasos no cronograma, estresse da equipe que atua no projeto e possibilita o atingimento dos objetivos do projeto.


“Teremos exercícios práticos para planejar um projeto, que, pela definição, gera um produto único e tem início, meio e fim. O prazo, objetivo, recursos, custo e qualidade do produto são as disciplinas mais importantes no gerenciamento de projetos, mas temos outras que muitas vezes não percebemos. Vamos melhorar nossos projetos! Aguardo os servidores lá!”, convidou.




69 visualizações
bottom of page