top of page

Secretaria faz Consulta Interna sobre o Sistema de Avaliação da Educação de Campos





 

A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia abriu, nesta terça-feira (27), uma Consulta Interna sobre o Sistema de Avaliação da Educação de Campos. Poderão participar todos os profissionais da rede municipal de ensino que tenham vínculo efetivo, ou seja, servidores estatutários. O objetivo é acolher a percepção desses profissionais e aprimorar o sistema de avaliação educacional de modo democrático e participativo, visando melhorar a qualidade do ensino público.

 

Acesse aqui e participe até o dia 7 de março.

 

De acordo com a diretora pedagógica da Seduct, Tânia Alberto, as perguntas apresentadas no formulário têm por base instrumentos legais e normativos que norteiam a educação básica no país.

 

“O compromisso com a Educação Pública de qualidade que promova a equidade e o direito de aprender dos alunos é meta prioritária na Educação Pública, assim, a Seduct propõe-se a atualizar e aprimorar sempre sua atuação frente às questões relevantes ao ensino e aprendizagem. Neste sentido, as contribuições dos nossos servidores são extremamente importantes e bem-vindas”, informou Tânia.

 

Os profissionais responderão a questionamentos que tratam, por exemplo, sobre a importância dos tipos de instrumento no processo avaliativo da aprendizagem dos alunos, entre eles: simulados; avaliações somativas/formativas; produções pedagógicas como trabalhos, pesquisas, seminários, entrevistas, individuais e em grupos; e avaliações externas.              

 

Tânia destacou que a Seduct promove uma avaliação interna em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (Caed/UFJF), visando promover um diagnóstico do processo de ensino local, e praticada em Campos semestralmente desde 2021. O município também realiza a Prova Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) que, por sua vez, é aplicada em todo país pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde os anos 1990.

 

2.844 visualizações

Comments


bottom of page