top of page

Secretaria oferece capacitação para bom uso dos tablets




Dos 8 mil tablets adquiridos pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), cerca de 6 mil já foram entregues aos estudantes da rede municipal de ensino. Para ajudar a aumentar a vida útil dos equipamentos e auxiliar alunos e professores a usarem a ferramenta, a Secretaria está oferecendo capacitação para os profissionais da Educação, com carga horária de 3h na certificação. A medida integra a agenda de Inclusão e Educação digital.


A próxima formação acontecerá na terça-feira, dia 10, de 9h às 12h ou de 14h às 17h, na sede da Escola de Formação dos Educadores Municipais (Efem), que funciona na Subsecretaria de Ciência e Tecnologia, à rua Alberto Torres, 174, Centro, em frente à Previcampos. “Podem participar gestores, professores e pedagogos e as inscrições devem ser feitas no site do PAE”, explicou a coordenadora da Efem, Talita Ernesto. Acesse aqui.



O secretário municipal de Educação, Marcelo Feres, informou que os tablets já são ofertados com o atalho para a Plataforma online da Eduten. “Basta alunos e professores criarem um login e senha, e começarem a usar. Além disso, profissionais do Departamento Pedagógico da Seduct e da Eduten também estão à disposição dos educadores para esclarecer dúvidas e fornecer orientações acerca da utilização do aparelho, bem como da plataforma educacional", explicou.



A coordenadora do Ensino Fundamental Anos Finais da Seduct, Ana Márcia Scot, acrescentou que "educadores e gestores escolares também podem solicitar ajuda na instalação de aplicativos educativos para auxiliar nas atividades, visando melhorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem".


Os tablets podem ser utilizados em qualquer aula de forma pedagógica. “Essa é mais uma meta do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE) alcançada e, com isso, estamos promovendo a inclusão e educação digital nas escolas”, completou Marcelo.




Já o Eduten é um caderno digital de matemática gameficada, usado mundialmente e com alto grau de sucesso, criado na Finlândia por profissionais de educação e que tem feito sucesso em todo o mundo. A ferramenta é utilizada como recurso pedagógico para o desenvolvimento das habilidades matemáticas dos estudantes.


Para a coordenadora de Ensino Fundamental Anos Iniciais, Verônica Gomes, a atual geração tem muito interesse pela tecnologia. "Os tablets chegam às escolas municipais como uma ferramenta rica, atrativa e potencialmente interessante para o aluno, porque a gameficação propicia prática lúdica e integrada dos componentes curriculares, o exercíco de concentração e memorização e a consolidação da aprendizagem acontece de forma eficiente", completou.







Fotos: EM João Batista de Azeredo e E.M Gonçalo Francisco Nunes



26 visualizações
bottom of page