top of page

Secretarias de Educação e de Emprego dialogam para fortalecer a qualificação no município



 

O secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, realizou reunião, com o secretário de Qualificação e Emprego, Marcelo Mérida, para discutir a possibilidade de desenvolver uma parceria entre os dois órgãos na perspectiva do fortalecimento da qualificação no município de Campos. A medida vai contemplar, principalmente, os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e pais dos estudantes da rede municipal de ensino, mas também será aberta ao público em geral.


O encontro aconteceu na tarde desta quinta-feira (16) na sede da Seduct e contou, ainda, com a presença do chefe de Gabinete da Secretaria de Qualificação e Emprego, Carlos Basílio.

 

A medida vai ao encontro das propostas do Pacto Nacional pela superação do analfabetismo e qualificação da Educação de Jovens e Adultos, segundo Feres. “Essa é uma proposta para favorecer toda a cidade, não apenas a nossa rede. Queremos garantir qualificação profissional por meio de várias vertentes, uma delas diz respeito às tecnologias digitais e, para isso, estamos iniciando as tratativas com a Secretaria de Qualificação e Emprego. Em breve, daremos mais detalhes”, informou Feres.

 

Para Mérida, a parceria é essencial para garantir à população a entrega de um serviço de qualidade. “Hoje foi um dia muito especial, porque interagimos com o secretário Marcelo Feres e criamos um parâmetro do que a gente quer, onde a gente está e aonde a gente quer chegar. Em breve teremos boas notícias. O que desejamos é que mais pessoas tenham facilidade para entrarem no mercado de trabalho. Para isso, precisamos fazer com que a população se estimule a se capacitar”, disse Mérida.

 

Na semana passada, o articulador Pedagógico das políticas da Educação do Campo da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Vianna, participou de reunião operacional com coordenadores do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), com o objetivo de discutir estratégias de ações conjuntas do Pacto Nacional. Os municípios terão de 20 de janeiro a 21 de fevereiro para a realização do termo de adesão ao Pacto.

 

O Pacto Nacional pela superação do analfabetismo e qualificação da Educação de Jovens e Adultos é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), desenvolvida com a colaboração entre a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios. A política busca superar o analfabetismo de jovens, adultos e idosos; elevar a escolaridade de jovens, adultos e idosos; ampliar a oferta de matrículas da educação de jovens e adultos (EJA) nos sistemas públicos de ensino, inclusive entre os estudantes privados de liberdade; e ampliar a oferta da EJA integrada à educação profissional.


Foto e texto por Kamilla Uhl

 

コメント


Contador de visitas:

logo topo portal.png
PORTAL BRANCO.png

© 2025 Todos os direitos reservados

bottom of page