Seduct: Alunos do projeto Sesc Juventude fazem passeio cultural no Rio de Janeiro




O final de semana foi diferente para os alunos da rede municipal inscritos no Projeto Sesc Juventudes na unidade Campos. Eles participaram do Festival Sesc Juventudes no Rio de Janeiro. O grupo ficou hospedado num hotel no Flamengo e participou da programação realizada na Praça Mauá e ainda participou de uma tarde intensa de atividades com oficinas, dança, rodas de conversa, shows e finalizada com um show do Poesia Acústica.


No domingo, eles também participaram de um passeio em Copacabana e uma visita no Museu da República. A Coordenadora do Ensino Fundamental, Anos Finais, Ana Márcia Scot, acompanhou os alunos e falou da emoção deles ao participar dos passeios e de toda programação realizada no final de semana.


"É muito importante essa parceria entre a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) e o Sesc, tendo em vista o aspecto social de autovalorização e da construção do sentimento de pertencimento à sociedade que é desenvolvido nas aulas. A participação dos nossos jovens, no Rio de Janeiro proporcionou, a cada um deles, uma experiência muito rica tanto no aspecto social quanto cultural. Foi um final de semana de troca de experiência com outros jovens de realidades diversas como também de uma aprendizagem cultural com as visitas e alguns pontos turísticos e culturais como Museu do Amanhã, o museu da republica, as praias do Arpoador e Copacabana. É emocionante ver o brilho nos olhos, a emoção e felicidade deles. Essa oportunidade inédita na vida de muitos com certeza ficará marcada na memória e no coração desses adolescentes”, diz Ana.



Aluno do Ciep Professora Carmem Carneiro, Kaique da Silva Manhães, adorou o passeio. “Só pelas sensações e experiências que eu vivi nesses dois dias, eu já posso dizer que esse foi o melhor final de semana da minha vida. Adorei viajar com esse pessoal e espero muito poder tê-los reunidos novamente para mais uma viagem. Quero agradecer ao Sesc por ter proporcionado toda essa experiência que eu tenho certeza que vai ficar marcada na minha vida inteira. Somos gratos por tudo”, ressalta Kaique.


“Queria agradecer a todos os envolvidos, sem dúvidas foi um dos melhores finais de semana da minha vida, amei a viagem, foi tudo perfeito”, disse Alana Santos da Silva, aluna do Ciep Carmem Silvya Carneiro.


A Analista técnica de projetos Sociais do Sesc Campos, Gisele do Nascimento, explicou que o Projeto Sesc Juventudes contempla alunos das unidades Amaro Prata Tavares; Cemstiac; Ciep Carmem Silvya Carneiro; Marechal Arthur e Lions I. Eles permanecem até o final de ano com aulas no Sesc Campos e no Ciep Carmen Carneiro. “É emocionante ver o brilho nos olhos, a emoção e felicidade dos Jovens”, diz Gisele.


A educadora social Mayara Souza explicou sobre o trabalho com os alunos durante as aulas, que acontecem no contra-turno das aulas, as quartas-feiras pela manhã na sede do Sesc e, à tarde, no Ciep Carmem Carneiro. “Em sala de aula abordamos temas relevantes para o desenvolvimento dos adolescentes, falamos sobre direito e deveres do adolescente, bullying, racismo, homofobia, respeito, empatia entre outro. Promovendo sempre um debate participativo’, explicou Mayara.



38 visualizações