Seduct cria e-mail institucional para atuação dos profissionais da Educação

O objetivo é permitir o acesso a ferramentas de colaboração e produtividade. O formato padrão é nome.matricula@edu.campos.rj.gov.br (nome e matrícula do servidor)

Foto: Reprodução


A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) criou o e-mail institucional para todos os servidores da rede municipal de ensino. O objetivo é permitir o acesso a ferramentas de colaboração e produtividade; garantir a segurança dos usuários para o recebimento de mensagens institucionais, evitando a identificação delas como “spam”; além de padronizar o meio de comunicação entre os servidores. Trata-se de uma conta da Google com domínio exclusivo da Secretaria. O formato padrão é nome.matricula@edu.campos.rj.gov.br (nome e matrícula do servidor).

A subsecretária de Ciência e Tecnologia, Suzana da Hora, citou algumas vantagens para se ter um e-mail institucional. "Armazenamento ilimitado na plataforma Google Drive, o que possibilita separar todo o material dos servidores de maneira mais organizada; promover aulas remotas através do Google Meet; agendar aulas, reuniões e encontros online pelo Google Agenda; entre outras. As contas dos cerca de 6 mil servidores da Educação já estão criadas. Eles precisam iniciar uma sessão e criar a senha para começarem a utilizar", explicou Suzana.

A Coordenação dos Laboratórios de Tecnologias Digitais promoveu um curso para auxiliar os servidores na utilização da ferramenta com o tema “E-mail institucional: Como acessar pelo celular e computador”. A formação foi ministrada pelas professoras Lívia Cabral e Luciane Moraes pelo canal do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE) no YouTube e pode ser acessada (AQUI).


"No email institucional, criamos a identidade corporativa; a gente não se comunica como pessoa física, mas representa uma organização, em nosso caso, a Seduct. Isso permite que a gente separe nossa vida pessoal da vida profissional, tornando a rotina mais organizada", declarou Luciane.

Lívia também falou sobre as vantagens e benefícios. "Temos algumas ferramentas agregadas, segurança para compartilhar arquivos e limitar somente para participantes com domínio da Seduct, ou seja, compartilhar somente para pessoas da mesma organização. Além disso, a capacidade de armazenamento é maior na nuvem. O Google Meet não tem limite de tempo como na ferramenta pessoal e, ainda, tem possibilidade de gravação", comentou.

Os gestores, professores e demais trabalhadores da rede que tiverem dúvidas, devem entrar em contato com o e-mail do suporte: suporte@edu.campos.rj.gov.br.


Reportagem: Kamilla Uhl

95 visualizações