top of page

Seduct participa de Festival Literário Internacional de Petrópolis


A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia esteve presente na estreia do Festival Literário Internacional de Petrópolis, o Flipetrópolis. Com o tema "Arte, Literatura, Liberdade e Educação", o evento inaugural acontece nos dias 1º a 5 de maio, terminando no próximo domingo. O objetivo é oferecer uma experiência cultural marcante, caracterizada pela acessibilidade, inclusão, luta antirracista, ética, educação, arte e um rico conteúdo conceitual. A coordenadora de Políticas Públicas de Acesso e Incentivo à Leitura, Ana Raquel Pourbaix, representou a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Tânia Alberto.



Segundo Ana Raquel, o evento tem como patrono Juliano Moreira, renomado psiquiatra negro que não apenas transformou o tratamento de transtornos mentais no Brasil, mas também enfrentou o racismo científico. Além disso, o festival homenageia Ana Maria Machado e Conceição Evaristo, duas figuras literárias de destaque, que participaram do evento, ao lado de mais de 60 autores, não só da cidade, mas de todo o Brasil. Entre eles, destacam-se Eliana Alves Cruz, Lívia Sant’Anna Vaz, Antônio Torres, Jeferson Tenório, Itamar Vieira Junior e a Ministra Cármen Lúcia, Carla Madeira, Leonardo Boff, Frei Betto, Miriam Leitão, entre outros. Como convidada internacional, a escritora tutsi Scholastique Mukasonga, de Ruanda, que vai participar de conversas e lançamentos de livros.



Todas as atividades oferecidas durante o Flipetrópolis são gratuitas. A programação inclui lançamentos de livros, debates, oficinas e apresentações artísticas, contando também com a participação de escritores e artistas locais. Para mais detalhes, consulte o site flipetropolis.com.br.


“Além da representatividade de nosso município em um evento internacional, de alta performance literária, destacamos a importância do diálogo cultural intermunicipal visando o aprimoramento das nossas políticas de formação e incentivo à leitura”, finalizou Ana Raquel.

46 visualizações

Comments


bottom of page