top of page

Seduct realiza Encontro Pedagógico para gestores, PSPs e pedagogos



Gestores, pedagogos e Professores de Suporte Pedagógico (PSPs) participaram de um Encontro Pedagógico na manhã desta segunda-feira (20), com a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Tânia Alberto.  A reunião foi aberta pela diretora pedagógica, Viviane Terra, e contou com participação da subsecretária de Educação, Rita Abreu. O objetivo do encontro foi retomar as reuniões para que a educação seja realizada de forma conjunta e colaborativa.


Tânia falou sobre a importância da Meta 2 do Plano Nacional de Educação, que visa universalizar o ensino fundamental de nove anos para toda a população de seis a 14 anos, e garantir que, pelo menos, 95% dos alunos concluam essa etapa na idade recomendada.




“É importante que todos conheçam e se empenhem em cumprir as metas do PNE e da LDB, pois tanto a retenção quanto a evasão escolar comprometem o cumprimento dessa meta e afetam todas as redes. Todas as nossas ações e mudanças pedagógicas estão sendo desenvolvidas no sentido de criar condições para fazer com que essas metas sejam alcançadas. Uma dessas estratégias é o nosso Programa de Compensação de Ausência, pois os alunos precisam estar na escola para ter acesso aos conteúdos e ao atendimento escolar”, destacou a secretária.


Além disso, ela afirmou que todos os profissionais da Educação precisam estar engajados no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. “E também é importante compreendermos a relevância das avaliações externas, cujos dados coletados a partir delas ajudam na construção das políticas públicas nacionais. Ou seja, essas são metas federais, que alcançam todas as redes e Campos não pode ficar de fora”, disse Tânia.



De acordo com Viviane, uma das principais metas do encontro foi incentivar o grupo a acessar o monitoramento dos dados para que assim seja realizada uma análise correta dos dados.


"Essas análises vão nos mostrar quais são as demandas, os problemas da nossa rede. A ideia não é quantificar mas entender que esse dados podem nos guiar. Precisamos nos acostumar a utilizar esses dados e acessar o portal Pae na aba "Comunicação", no qual a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) Tânia Alberto, fala sobre assuntos pertinentes ao nosso trabalho. É mais um canal importante para nos guiar ", explicou Viviane.




A subsecretária falou sobre a importância do diálogo. "Espero que esses encontros sejam constantes, pois, todo trabalho embasado na experiência, na troca, nos ajuda a mudar e alterar o que precisa ser modificado na nossa rede. Nosso município é muito grande, cada região tem suas especificidades. Diante disso, a necessidade dessa escuta, do planejamento e da execução das metas. Não são apenas números ou dados, essas análises são um norte. Por isso esses encontros são importantes", ressaltou Rita.


Pedagoga da Escola Municipal João Batista Azeredo, em Travessão, Suely Matias Lourenço Cabral, disse que participa de todos os encontros e reuniões realizadas pela Seduct. "É muito importante porque trabalhamos em uma escola mas pertencemos a uma rede e nosso trabalho e nossas ações precisam estar alinhados", disse Suely.


Fotos: Mauro Antônio - Por Mariane Pessanha e Kamilla Uhl

 

Comments


Contador de visitas:

logo topo portal.png
PORTAL BRANCO.png

© 2025 Todos os direitos reservados

bottom of page