top of page

Semana do Trânsito é comemorada nas escolas e creches municipais





Escolas e creches da rede municipal de ensino também aderiram às comemorações da Semana Nacional do Trânsito em Campos. O tema foi trabalhado nas unidades visando à formação de cidadãos aptos a respeitarem as leis do trânsito, terem comportamento solidário e, assim, diminuir as ocorrências de mortes, lesões e sequelas provocadas pelos acidentes de trânsito. A professora do Pré-1 da Creche Zumbi dos Palmares, Kissila Santos, explicou como trabalhou a temática em sala de aula.


“No mês de Setembro um dos conteúdos trabalhados foi o Dia Nacional do Trânsito. Desde muito cedo devemos ensinar e conscientizar as crianças sobre a segurança no trânsito. E a criança é um passageiro, pedestre e ciclista, sendo assim é fundamental que entendam e transmitam a seus familiares tudo o que foi apreendido por eles na escola. Utilizei recursos muito simples para esta aula: exibi o vídeo educativo no Youtube da Turminha Querubim Toy - Brincando de trânsito, semáforo de papelão (cartaz), semáforo impresso, lanterna do celular, roda de conversa, música, atividades no caderno e impressa de colagem e pintura. Tudo muito simples, mas com muito empenho para que meus pequenos estudantes possam adquirir conhecimento”, comentou.



Para a orientadora pedagógica da Escola Municipal Professora Eunícia Ferreira da Silva, Valdea Paes, ensinar educação no trânsito é muito importante. “Desde cedo, a criança precisa saber como atravessar uma rua, reconhecer os sinais e placas de trânsitos, evitando, se tornar uma vítima de acidentes”.






Da mesma unidade, a professora Elizângela Caetano de Sousa, do 1º ano de escolaridade, acrescentou: “A educação para o trânsito transforma o comportamento, vivências e estimula hábitos para situações do cotidiano. É um processo contínuo, criando valores como, companheirismo, cooperação, tolerância e exercício da cidadania’.




Outras unidades como as Escolas Municipais Athaíde Dias, Maria Lúcia, Sebastiana Machado da Silva, Pequeno Jornaleiro e Instituto Profissional São José também preparam momentos lúdicos com muita informação e orientação, tratando de direitos, deveres, consciência global, corporal e social, de forma bastante criativa e didática.



113 visualizações
bottom of page