top of page

Semana Pedagógica da rede municipal aberta hoje no Colégio Salesiano





Com uma programação contendo palestras, rodas de conversa e oficinas dos Laboratórios Lab Mais, a Semana Pedagógica foi aberta na manhã desta quarta-feira (1º), no auditório do Colégio Salesiano. A Semana Pedagógica é promovida pela Secretaria de Educação Ciência e Tecnologia (Seduct), realizada pela Escola de Formação de Educadores Municipais (Efem) e marca o início do ano letivo. O secretário Marcelo Feres falou sobre as novidades da Educação para 2023 e, ainda, esclareceu dúvidas relativas a nova regra da escolha de turma.

"Essa decisão de mudança das regras não partiu de uma hora para outra. Ouvimos muita gente, verificamos os pós e contras e pensamos na disponibilidade de auxílio para quem desejar fazer uma graduação. É uma experiência que tem tudo a ver com a Educação. Estamos tentando avançar e isso nem sempre vai agradar a todos. Vamos conversar com os sindicatos e estamos à disposição dos professores também. Em breve, vou iniciar um encontro semanal com educadores, de forma on-line, para planejar e trazer as dificuldades da rotina escolar e, assim, conversar e tirar dúvidas. O que estamos fazendo é um processo de indução à graduação. Ninguém está tendo prejuízos. Somos todos professores e temos que estar preparados para atuar em qualquer ano escolar. Quero dizer ainda que estamos estudando também a criação ou reestruturação da profissão para que os educadores possam atuar em 30h e, assim, conseguir um piso salarial maior. São possibilidades que estamos analisando. O nosso objetivo é a recuperação da aprendizagem e a valorização do professor. Por fim, tivemos ano passado, muitas conquistas como merenda de qualidade, formação profissional, uniformes, inauguramos a Cidade da Criança, criamos a Escola de Educação Inclusiva, contratamos mais professores, mediadores e cuidadores. Avançamos e ainda vamos avançar muito mais e eu conto com todos vocês nessa caminhada", diz o secretário.

O evento contou com a presença do Secretário de Educação, Ciência e Tecnologia Marcelo Feres; da subsecretária da pasta, Rita Abreu; da subsecretária de Ciência e Tecnologia, Suzana da Hora Macedo; e a diretora Pedagógica, Tânia Alberto. A subsecretária de Gestão Orçamentária e Finanças, Carla Patrão, foi representada pela coordenadora de Prestação de Contas, Martha Castori.

A subsecretária de Educação reforçou a necessidade do diálogo. "Todos nós sabemos de onde viemos, independente da função, somos todos educadores. Todas as nossas ações são discutidas com técnicos e educadores. Somos servidores públicos que têm um compromisso único com os nossos alunos. Me coloco também à disposição para o diálogo. Hoje, temos uma gestão que ouve o professor, que mantém aberto o diálogo. Sozinho a gente não faz nada" disse Rita.




A diretora Pedagógica falou sobre a mudança da matriz curricular. "Temos muita mudança chegando este ano. Uma delas é a introdução do ensino da computação na Educação Infantil. Para isso acontecer vamos, a partir do segundo semestre, conversar sobre a reforma da matriz curricular da Educação Infantil. Isso já vão acontecer agora no segundo segmento, que vai passar, de forma gradual, para 30h", explicou Tânia.

Martha Castori reforçou as conquistas da Seduct. Temos pela frente um ano muito próspero e com muitas realizações. Temos o objetivo único de trabalhar para nossas crianças e alunos. Quero ressaltar que em 42 anos de serviço público eu não lembro de ver uma gestão trabalhando com tanto foco. E o foco dessa gestão é o resultado do todo. Para se ter uma ideia, na gestão anterior o aporte para a Educação foi de R$ 80 milhões e, hoje, é de R$ 232 milhões. Esse é o resultado de uma secretária dedicada ao bem comum" , ressalta Martha.

"A gente vai começar um ano sem pandemia, com tranquilidade para trabalhar e um novo tempo na nossa secretaria. Em breve teremos edital para o programa Mais Ciência na Escola com 40 projetos. Convidamos a todos para que participem, pois, é muito importante darmos início às pesquisas", finalizou Suzana.


50 visualizações
bottom of page