top of page

Semana Pedagógica Estendida nas unidades escolares até sexta-feira 





Começou nesta segunda-feira (5) e prossegue até sexta-feira (9), a Semana Pedagógica Estendida, promovida pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia. A programação é direcionada aos professores de todos os segmentos da rede municipal de ensino e pode ser acessada no Portal do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE) .





As capacitações estão sendo ofertadas pelo Departamento Pedagógico, por meio das coordenações de ensino, em parceria com a Escola de Formação dos Educadores Municipais (Efem), do Programa Eduten e do Programa MindLab. As palestras ocorrem na Universidade Salgado de Oliveira (Universo), CE Dr. Sylvio Bastos Tavares e sede da Efem.




“Ao mesmo tempo que o professor estará conosco fazendo essa formação, os profissionais da Eduten estarão dentro das escolas fazendo a formação das crianças. Tivemos essa ação na segunda, e teremos ainda na terça, e quarta-feira, também com os professores e com os alunos. Na quarta-feira em diante daremos prosseguimento apenas com os alunos, e nós do departamento pedagógico estaremos nessa ação com os professores”, explicou a diretora pedagógica da Seduct, Tânia Maria Alberto.


O diretor pedagógico da Eduten Brasil, Arnaldo Vhieira, informou que vão ser realizados três momentos de formação: com gestores, professores e alunos. Para os estudantes, do dia 5 de fevereiro ao dia 1º de março, haverá uma visita nas escolas com a equipe de professores Eduten. Nessa visita, os estudantes passarão por uma experiência de acesso e utilização da plataforma.


“Nós estamos com um time de 11 professores que estarão tanto no período da tarde quanto no período da manhã nas escolas, realizando esse momento com os estudantes. Eles passarão por uma experiência de utilização na Eduten. O nosso foco é que todos os estudantes da rede municipal tenham acesso à plataforma, ao caderno digital de atividades, e que vivenciem uma experiência Eduten nesse início das aulas”, disse Arnaldo.




Gestores


Na sexta-feira (2), gestores da Rede também participaram de um encontro com o departamento pedagógico da Secretaria junto à equipe da Eduten na  Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). O objetivo foi levantar e potencializar o início de um debate sobre a gestão da qualidade em educação e a importância dessa gestão no processo pedagógico. 





A diretora pedagógica Tânia Alberto explicou, na ocasião, que a Seduct vem, ao longo dos últimos três anos, se instrumentalizando para dar condições de trabalho aos profissionais como reformas, ampliações, manutenções e aquisições de farto material tanto do ponto de vista pedagógico quanto materiais de uso da escola, substituição de quadros, por lousas mais modernas, substituição de mobiliário de sala de aula para aluno e professor.


“Nesse encontro tivemos a oportunidade de falar um pouco sobre esses avanços e o nosso encaminhamento ao longo deste ano, com a realização de vários cursos de formação, por exemplo. Desejamos que os gestores tenham esse olhar para a gestão da qualidade. Falamos ainda sobre a Eduten, como uma ferramenta pedagógica de suporte aos diretores e sua importância na gestão dos processos pedagógicos na educação”, disse Tânia.


152 visualizações
bottom of page