top of page

Semana Pedagógica vai acolher profissionais da Educação no retorno às aulas




O ano letivo de 2023 terá início no dia 6 de fevereiro na rede municipal de ensino e, para acolher os profissionais da Educação no retorno às aulas, a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) vai promover a Semana Pedagógica de quarta-feira (1º) a sexta-feira (3), de forma híbrida. Organizado pela Escola de Formação de Educadores Municipais (EFEM), o evento conta com vasta programação nas modalidades presencial e online, contendo palestras, rodas de conversa e oficinas dos Laboratórios Lab Mais.



“É muito importante a participação de todos. Esse momento de capacitação é bastante aguardado pelos nossos profissionais e já faz parte do calendário anual da Seduct. Garantir a atualização dos professores, pedagogos, gestores e demais profissionais é parte do nosso projeto de valorização dos servidores e visa à melhoria da qualidade do ensino na nossa cidade. Além disso, a participação nas palestras pode contribuir para o recebimento do adicional de 3% referentes a 120 horas de atualização pedagógica para os professores e pedagogos da rede”, informou o secretário de Educação, Marcelo Feres.


As palestras presenciais serão ministradas no auditório do Colégio Salesiano, nos turnos da manhã, tarde e noite, de acordo com a coordenadora da Efem, Talita Ernesto. Neste caso, as inscrições dos professores deverão ser realizadas pelos diretores, via formulário, da seguinte maneira: um professor da Educação Infantil de cada unidade escolar, por cada palestra, de acordo com o público-alvo; e dois professores do Ensino Fundamental Anos Iniciais de cada unidade escolar, por cada palestra, de acordo com o público-alvo.


“Para os demais professores, estas palestras serão transmitidas no canal do youtube do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE) – aqui - e a inscrição nesta modalidade será feita no SIPAE pelo próprio professor”, explicou Talita.


Já as oficinas do Lab Mais serão presenciais e todos os professores do Ensino Fundamental Anos Iniciais devem participar. Elas foram distribuídas e organizadas por localidades, para facilitar o acesso, contemplando as seguintes unidades: EM Mário Barroso (Ururaí), EM Custódio Siqueira (Guarus), CIEP Arnaldo Rosa Viana (Parque Aurora), E.M. Albertina Azeredo Venâncio (Travessão) e E. M. Claúdia Almeida Pinto de Oliveira (Farol).


“As inscrições para as oficinas também serão realizadas pelo portal SIPAE. Neste espaço, o professor escolherá a localidade de sua preferência e realizará a inscrição para as formações do Brincar & Aprender e Práticas de Matemática, ambas direcionadas ao segmento do Ensino Fundamental Anos Iniciais”, acrescentou a coordenadora.


Palestras


Dentre os palestrantes confirmados estão Isabella Carpaneda, abrindo o evento, na quarta-feira (1). Ela vai falar sobre o tema Olhos no processo alfabetizar, para professores da Educação Infantil. À tarde, ela ministrará para professores do Ensino Fundamental Anos Iniciais, sobre Alfabetização em Foco.


Rodrigo Bretas abordará o tema Práticas musicais na aprendizagem. Natan Azevedo vai tratar do tema Liderança humanizada e gestão eficiente: cuidado, protagonismo, ética e transformação. Lícia Borba, Valéria Martins e Raul Ferrarez falarão sobre Libras e Braille como ferramentas de inclusão. Karla Freire, por sua vez, fará uma abordagem sobre o Marco do desenvolvimento Infantil.


Uma roda de conversa sobre os Desafios e sucessos na construção da aprendizagem reunirá as servidoras Patrícia Tinoco, Regina Lanes, Shayane Ferreira e professoras alfabetizadoras. Anna Luisa Ferreira abordará o tema O lugar do afeto na construção da Aprendizagem, enquanto Ives Duque apresentará os Fundamentos e práticas pedagógicas para Ensino Fundamental e EJA. Todas as demais palestras podem ser conferidas no SIPAE.





5.301 visualizações

Comments


bottom of page