Seminário antidrogas é aberto no Cemstiac
- Kamilla Uhl
- 3 de jul. de 2024
- 2 min de leitura
Com a apresentação da banda da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), o Seminário Antidrogas foi aberto na manhã desta terça-feira (03) no Centro Educacional Municipal do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Açúcar de Campos (Cemstiac), no Centro. A secretária da pasta, Tânia Alberto, abriu o evento.
A secretária ressaltou que o debate do seminário não se limita à questão da prevenção das drogas, especialmente se tratando do público jovem da escola. Mas ele se trata da questão do flagelo mundial, o tanto devastador que é a presença das drogas na vida das famílias e da sociedade como um todo.
"Nós sabemos tudo de ruim que vem atrás dela e sabemos que precisamos, enquanto educação, proteger os nossos jovens por um maior tempo que pudermos para que se tornem mais confiantes e capazes de fazer as melhores escolhas para suas vidas. Precisamos zelar por eles para que possam zelar por nós. E um momento como esse, onde se discute, amadurece, reflete sobre o papel que nós, os adultos, os educadores, profissionais da saúde, da segurança pública, da segurança social, temos na vida dessas crianças e adolescentes", disse Tânia.
Já a subsecretária de Educação, Rita Abreu, Falou que o evento é um momento muito particular e importante para a Rede Municipal de ensino e principalmente com parceiros presentes, como a Polícia Militar, os conselhos tutelares, as secretarias de Saúde, e Desenvolvimento Social.
"Todos os nossos equipamentos públicos municipais estão debatendo sobre esse tema tão atual e pertinente na nossa sociedade. Que tenhamos um dia muito produtivo de troca de saberes, conhecimento, e que possamos ter um pontapé inicial de outros demais, que com certeza vocês da educação é que nos motivam e são os nossos colaboradores nesse tema tão importante que é o combate às drogas. Então agradeço imensamente a presença de todos vocês que tenhamos um dia muito produtivo, com troca de experiências, com saberes e principalmente que vocês possam ser esses modificadores nas nossas unidades escolares", ressaltou a subsecretária.
O seminário tem como tema “Prevenção ao uso de álcool e outras drogas - Fatores de risco e de proteção”. O evento continua com programação nessa quinta-feira (4) nas unidades escolares da rede municipal de ensino. O objetivo é transmitir aos alunos das escolas municipais ensinamentos sobre as consequências do uso de drogas não apenas para os usuários, mas também para suas famílias e a sociedade.
Também fizeram parte da mesa as representantes da Guarda Municipal, Maria Jandira da Silva Reis e Flávia Barreto Chagas do Espírito Santo; da Polícia Militar, os subtenentes Valcir Maurício Barreto e José Francisco de Oliveira Júnior; do Conselho Tutelar, Manuelli Ramos e Nathalya Corrêa Pereira Antunes; do Capsi, a terapeuta Bárbara da Silva Matos; o coordenador do PSE João Paulo de Oliveira; A dentista do programa Antitabagismo, Verônica Machado; a coordenadora do. Programa Antitabagismo, Aline Maria Siqueira Cabral e a psicóloga do Centro de Saúde de Guarus Jhayana Couto Ribeiro Amorim Lins.
Comments