Serviços gratuitos na Campanha Novembro Azul da Secretaria de Educação

Aproximadamente 30 encaminhamentos para exame de PSA (antígeno prostático específico), usado para rastreamento do câncer de próstata em homens assintomáticos, foram ofertados

Foto: Wellington Rangel


Cerca de 100 pessoas participaram da programação da Campanha Novembro Azul da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), nesta terça-feira (23). Organizado pelo Programa Saúde na Escola (PSE), o evento aconteceu na sede da Secretaria, com abertura do secretário Marcelo Feres; comandante da Guarda Civil Municipal, Wellington Levino e equipe da Guarda; subsecretário de Segurança Pública, Marcos de Oliveira Moreira; e vereador Marcos Elias.


“A Campanha tem o objetivo de mobilizar a população masculina e desmistificar procedimentos para diagnósticos de doenças. Vários serviços foram ofertados gratuitamente. Fizemos, somente nesta ação, cerca de 30 encaminhamentos para exame de PSA (antígeno prostático específico), usado para rastreamento do câncer de próstata em homens assintomáticos. Além disso, 45 testes de Covid-19 foram realizados”, afirmou Marcelo.


A mobilização ofereceu, ainda, corte de cabelo e barba, testagem de sífilis, orientação nutricional focada na prevenção de câncer, orientação emocional, orientação com Assistente Social do PSE, orientação de saúde auditiva com as fonoaudiólogas do Programa e aferição de pressão arterial e glicemia, em parceria com o curso de Enfermagem da Universidade Estácio de Sá.


"Sabemos que os homens prestam menos atenção à sua saúde e têm baixa adesão ao exame preventivo. O recado que a campanha Novembro Azul passa é o autocuidado. Esta ação ofertada aos profissionais da nossa rede de educação visa conscientizar principalmente os homens a serem atuantes no cuidado integral com a própria saúde", disse a coordenadora do PSE, Catia Mello.


Catia lembrou que a programação da Campanha incluiu, ainda, palestra virtual sobre o tema “Novembro Azul e Terceira Dose da Vacinação Covid-19 na Educação”, ministrada na semana passada pelo infectologista e diretor de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Rodrigo Carneiro, no canal do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE) no YouTube – AQUI.


Reportagem: Kamilla Uhl

21 visualizações