top of page

Servidores da Educação em capacitação sobre atendimento ao público



Servidores da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) participaram nessa terça-feira (25) da capacitação “Atendimento ao público: Comunicação em Foco”, ministrada pela psicóloga, mestra em Cognição e Linguagem e professora, Paula Abílio. O encontro aconteceu na Cidade da Criança Zilda Arns e teve como objetivo impulsionar uma reflexão sobre a comunicação efetiva e a capacidade de se expressar de forma clara, transmitindo o que é necessário sempre com afetividade.


Paula Abílio falou sobre a importância das habilidades comunicativas no atendimento ao público, que incluem a capacidade de ouvir atentamente e compreender o que está sendo dito pelos outros.


“Essa habilidade é fundamental para o desenvolvimento da empatia e para o estabelecimento de relacionamentos interpessoais saudáveis. Ouvir ativamente demonstra respeito pelo interlocutor e permite uma comunicação mais harmoniosa e produtiva. Cada pessoa é única e possui diferentes estilos de comunicação. Compreender as necessidades de cada indivíduo e adaptar sua forma de se comunicar de acordo com essas necessidades é uma habilidade fundamental para estabelecer uma conexão mais forte e autêntica com os outros”, disse a psicóloga.


A chefe de Gabinete da Seduct, Mônica Maia, participou da capacitação representando o secretário Marcelo Feres e disse que esse tipo de formação é muito importante para ajudar no atendimento às pessoas que buscam o auxílio da secretaria.


“A capacitação nos auxilia a entender as diferenças entre tratamento e atendimento, nos proporciona a aprender a lidar com situações inesperadas e complexas, além de garantir um atendimento mais humanizado, de forma atenciosa, empática e diferenciada”, pontuou Mônica.


184 visualizações
bottom of page