top of page

Setembro repleto de cursos para os profissionais da Educação



O mês de setembro está repleto de cursos para os profissionais da Rede Pública Municipal, realizados pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Escola de Formação de Educadores Municipais (Efem). O primeiro acontece no dia 11 deste mês, com a formação “Análise de Leitura e Escrita”, com carga horária de 3 horas. O público-alvo são professores do Pré II e Pré III. Os horários disponíveis são de 8h30 às 11h30 ou 13h30 e das 16h30 ou 17h30 às 20h30.


No mesmo dia, acontece a “Formação Matemática: SAEB na prática”, às 8h30, com carga horária de 3 horas. O público-alvo são professores de matemática. No dia seguinte (12), professores do Maternal II e Pré I podem participar do curso “Arte - Educação no ambiente de creche”. Os horários disponíveis são: 8h30 às 11h30 ou 13h30 às 16h30.


No dia 13 é a vez dos professores do Maternal I e berçário participarem do curso “Educação no ambiente de creche”, das 08h30 às 11h30 ou 13h30 às 16h30, com carga horária de 3 horas. “Bullying e Cyberbullying Como Trabalhar com essa Temática na Escola?” É o tema da formação que acontece dia 14 de setembro, no horário das 15h às 17h, com carga horária de 10 horas. O público-alvo são gestores, pedagogos, instrutores, auxiliares e professores.



“Scratch na sala de aula - projetos criativos e estratégicos” acontece nos dias 20 e 27 de setembro, no horário de 18h às 20h, com carga horária de 6 horas. Podem participar, gestores, pedagogos, auxiliares, instrutores e professores.


E quem desejar obter conhecimentos acerca de arquivamento de documentos pode se inscrever no curso “Gestão de documentos públicos e arquivamento”, que vai ser realizado nos dias 22 e 29 de setembro, das 15h às 17h, com carga horária de 4 horas. O público alvo são gestores, auxiliares de secretaria e integrantes dos departamentos da Seduct.


E para quem tem dúvidas sobre transformar ideias em projetos, não pode perder o curso “Como inscrever minhas experiências em projetos? ”. Essa formação acontecerá nos dias 25 deste mês, nos horários das 10h às 12h ou 14h às 16h, com carga horária de 3 horas. Podem participar diretores, diretores adjuntos, pedagogas, Psps Professores do Ensino Fundamental I e Fundamental II. A formação vai ser ministrada pelo professor Diogo Jordão, vencedor do prêmio Educador Nota 10, com o projeto “Nos trilhos da democracia”.


Fechando o mês, dia 28 de setembro, diretores, diretores adjuntos, pedagogas e PSPs, poderão participar do curso “Nomenclaturas de inclusão: Um diálogo acessível”, no horário das 15h às 17h, com carga horária de 6 horas. Todos os cursos serão realizados na sede da Efem, situada à Avenida Alberto Torres, 174. Já as inscrições podem ser feitas através deste link


A coordenadora da Efem, Talita Ernesto, falou sobre a importância das capacitações.

“É preciso que os educadores entendam que a formação continuada é urgente e dá a chance ao professor de aprender, praticar, refletir sobre esta prática, possibilitando transformar seus conhecimentos. E também ofertar ao aluno uma educação emancipada, de análise e posicionamento crítico frente às demandas sociais. Todos os nossos cursos estão sendo ministrados por profissionais renomados e especializados nos temas propostos”, finalizou a coordenadora.

57 visualizações

Comments


bottom of page