Teatro com animadores culturais chama a atenção da plateia na Bienal do Livro



O Projeto Animadores Culturais da Escola de Práticas Artísticas (EPA) apresentou, nesta quarta-feira (9), na Arena Cultural da 11ª Bienal do Livro de Campos, promoção da Prefeitura de Campos por meio da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), o espetáculo de teatro “Carolina Maria de Jesus, para além do olhar”. Ele será reapresentado nos próximos dias 29 e 30 deste mês, no Teatro de Bolso, em duas sessões, às 10h e às 15h. A Bienal termina hoje (quarta-feira, 9), depois de oito dias de feira literária.

As sete atrizes falaram sobre a homenageada, uma escritora brasileira nascida em Sacramento (MG), de pouca instrução, que se destacou por seus relatos, em forma de diários, sobre sua dura realidade na favela Canindé, zona norte de São Paulo. No seu livro “Quarto de Despejo”, publicado em 1960, Carolina relata sua luta, superação e sofrimento no século XX. A escritora trabalhou como empregada e catadora de papel para se sustentar e sustentar seus três filhos.


A coordenadora do projeto, Neide Brasil, disse que o espetáculo agradou os presentes. “A história de vida é muito interessante e despertou o interesse do público. O nosso teatro é apresentado em palestras e shows à noite”, disse.

A Bienal 2022 homenageia o Bicentenário da Independência e o Centenário da Semana de Arte Moderna. Ao todo são 250 mil títulos e 6 mil lançamentos literários. A Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL) reúne 19 editoras e 90 diferentes selos. Entre as editoras participantes através da ABDL, Autêntica, Ciranda Cultural, Culturama, DCL, Florescer, Girassol, Global, Globo, Leya Malê, Melhoramentos, Nova Fronteira, Panini, Planeta, Prolezo, Record, Rocco e Vozes, além da Editora Paulinas.


O evento tem como parceiros, ainda, a secretaria municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), Polo Arte na Escola-Uenf e SESC-RJ, Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL); Guarus Plaza Shopping e Cine Uniplex Guarus. O patrocínio é do Sicoob Fluminense e o apoio de Águas do Paraíba.

5 visualizações