top of page

Tecnologia ajuda alunos com deficiência auditiva no estudo da Libras






Foto: Cesar Ferreira



Aluna da Escola de Aprendizagem Inclusiva (EAI), Vitória Pinto dos Santos Martins, 16 anos, ganhou uma ajuda extra em seu processo de ensino-aprendizagem. É a fonte Libras, que pode ser baixada e utilizada em programas do pacote Office. Formadora de Libras da EAI, Valéria Martins Rocha Barbosa, explica que é uma ferramenta poderosa no sentido da inclusão, porque permite que se digite um texto na própria língua utilizada pelos surdos, ou seja, a Libras.


A EAI funciona dentro da Cidade da Criança Zilda Arns e é administrada pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia. “Há muitas formas de se comunicar e uma delas é a escrita. E foi dessa necessidade que nasceu essa nova tipografia. Existem hoje várias fontes tradicionais, como arial, calibri etc, e a Língua Brasileira de Sinais (Libras) também tem sua própria fonte com os sinais do alfabeto manual, datilológico com letras e numerais”, disse Valéria.



Valéria ressalta ainda que, para instalar basta ir no Google, pesquisar fonte de Libras, escolher a fonte, baixar e instalar no computador. Entre os benefícios da fonte está a possibilidade de desenvolver as próprias atividades em Libras, que já saem impressas dessa forma. É uma ferramenta poderosa no sentido da inclusão, pois permite que se digite um texto na própria língua utilizada pelos surdos”, pontuou Valéria.


A formadora de Libras conta que Vitória ficou encantada quando ela mostrou a Fonte de Libras. “Eu a levei para o computador, coloquei a fonte e comecei a escrever em libras e ela olhou para mim assim, com aquele olhar, tipo surpresa. Ela começou a escrever um texto e ficou encantada. Ficou super feliz”, finalizou Valéria.


LIBRAS




Libras é a língua oficial da comunidade surda brasileira. É uma língua de modalidade gestual-visual, que se exprime através da combinação de sinais e expressões faciais, as chamadas expressões não manuais. Os sinais utilizados substituem as palavras de uma língua de modalidade oral-auditiva.

 


Fotos: Valéria Pinto

76 visualizações

Comentários


bottom of page