Testagem Itinerante contra covid na Escola Estadual João Barcelos Martins



Desde a última sexta-feira, dia 20, a testagem itinerante contra a Covid-19 está sendo realizada na Escola Estadual João Barcelos Martins, ligada à Fundação de Apoio à Escola Técnica (Rede Faetec). A ação acontece através de uma parceria entre as secretarias de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) e Saúde, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE).


O coordenador do PSE, João Paulo Oliveira explicou que, pelo quantitativo de alunos, a testagem foi dividida em três locais: Na João Barcelos Martins, Centro de Saúde de Guarus e ainda no Patronato São José. Na sexta-feira, dia 20, foram testados 85 profissionais da unidade escolar. Ao todo, 300 alunos serão testados. A João Barcelos Martins é a primeira escola, fora da Rede Municipal, que recebe a testagem itinerante.


“Na João Barcelos Martins serão testados cerca de 150 alunos e nos outros dois locais foi dividido esse quantitativo. Um tem cerca de 70 e outro 80 testagens. A testagem está sendo feita em larga escala como forma de detectar algum possível novo caso de Covid-19 e, desta forma, evitar a propagação do Coronavírus. Isso acontece como forma de segurança para o retorno das aulas nessa unidade, tanto para os alunos quanto para os profissionais que atuam nesse local. Vale ressaltar que os alunos só são testados após os pais ou responsáveis assinarem uma autorização prévia.


As aulas presenciais na João Barcelos Martins foram suspensas, semana passada, após suspeita de surto de Covid-19 na unidade. De acordo com a nota emitida pela Rede Faetec, oito alunos e três professores apresentaram testes positivos para a doença, levando a direção a suspender as atividades. A Faetec informou, em nota, que a medida se baseia no protocolo municipal para casos como esse, que determina o fechamento da escola quando há mais de duas ocorrências em diferentes turmas.

11 visualizações