top of page

Treinamento de primeiros socorros retorna à Creche Ruth Chagas









Equipes da Faculdade de Medicina de Campos (FMC) vão retornar à Creche Escola Professora Ruth Chagas Manhães, no Parque Julião Nogueira, nesta sexta-feira (14) para ministrar mais uma etapa do treinamento de primeiros socorros para profissionais da unidade. Dessa vez, serão contemplados os auxiliares de turma. No dia 31 de março, os professores da unidade também fizeram o curso, segundo a diretora da unidade, Kely Barros.


“A palestra com o enfermeiro Igor foi de grande importância e muito aprendizado, principalmente para nós que trabalhamos em creche, onde lidamos com bebês. No dia a dia, nos deparamos com crianças com febre alta, que pode a vir convulsionar, crianças que engasgam com alimentos, então estarmos cientes de algumas condutas básicas para os primeiros socorros, nos deixam menos angustiadas”, disse Kely.


A professora Rosemari Erbas achou a ação excelente e esclarecedora. “É de suma importância para o nosso trabalho, onde lidamos com crianças, e também para nossa vida, pois ninguém está livre de uma emergência em casa ou até mesmo na rua, e tendo alguma noção de primeiros socorros, podemos ajudar a salvar uma vida”, comentou.





Diversas unidades continuam sendo beneficiadas com a parceria, como, por exemplo, a Creche Escola Municipal João Batista Veiga, em Custodópolis, que recebeu a equipe no mês passado. O curso visa possibilitar que os profissionais consigam agir em situações emergenciais até a chegada da assistência médica especializada nas unidades, evitando óbitos.


Um dos executores das ações pela FMC, Igor Leal Pena, enfermeiro sanitarista, especialista em Saúde Pública com Ênfase em Programa Saúde da Família, e mestre em Gestão em Cuidados de Saúde, falou sobre o serviço.





“Fazemos dois encontros em cada unidade visitada. Trabalhamos temas como parada cardiorrespiratória na criança, bebê e no adulto, choque elétrico, engasgos, queimaduras, convulsões, ensinamos manobras para os professores das creches, enfim. Estamos recebendo bastante retorno por parte das creches e dos professores. Nos baseamos na Lei Lucas que orienta os estados e municípios a realizarem esse tipo de treinamento para os professores da rede básica de ensino”, explicou Igor.




 

Comentários


Contador de visitas:

logo topo portal.png
PORTAL BRANCO.png

© 2025 Todos os direitos reservados

bottom of page