top of page

Treinamento do SUAP Ensino começou nesta quinta-feira



O “Treinamento SUAP com foco em criar e editar turmas/enturmar/alocar professores” começou nesta quinta-feira (5). Trata-se de formação a respeito do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) Modalidade Ensino. A capacitação está sendo realizada na sede da Escola de Formação dos Educadores Municipais (Efem) e vai acontecer novamente na sexta-feira (6), e nos dias 9, 10 e 16 deste mês, nos horários de 8h às 12h ou 13h às 17h, devendo o interessado escolher a melhor data e horário.


A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) vai oferecer certificação com carga horária de 4h. A capacitação é voltara para gestores, gestores adjuntos, auxiliares de secretaria e professores adaptados que fazem trabalho na secretaria.

A gerente de Sistema e Indicadores da Seduct, Andrea Auler, explicou que o curso presencial é uma oportunidade importante para quem ainda tem dúvidas sobre como utilizar o sistema.



”O treinamento presencial é uma oportunidade para treinar e esclarecer as dúvidas que ficaram remanescentes após assistir aos vídeos com o passo a passo explicativo de como acessar o sistema, criar as turmas e enturmar os alunos e como preencher o diário on-line no módulo ensino do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP), todos disponibilizados no Portal PAE. Na quarta-feira (4) acrescentamos o vídeo de como criar as turmas multisseriadas, assunto que também está sendo abordado no treinamento presencial”, disse Andrea.

Na quarta-feira (4), a Efem também realizou o curso Racismo e Adoecimento psíquico nas juventudes negras, com público-alvo voltado para gestores, gestores adjuntos, pedagogas, Psps, Professores do Ensino Fundamental I, Fundamental II e EJA. Integrante da Efem, Lívia Guedes, falou sobre a importância da capacitação.



“O curso possibilitou uma abordagem profunda do estudo apresentado com reflexões essenciais para se refletir identidade, raça, determinantes sociais a partir de levantamento de questões reais, despertando possibilidades de criação de estratégias para se combater a presença de desrespeito e de intolerância. Com maestria, o palestrante promoveu um momento de escuta dos docentes e recebeu perguntas em relação ao direcionamento de ações efetivas para o ambiente escolar. Constata-se que proporcionar momentos como esse é de grande relevância educacional e social”, disse Lívia.

MAIS CAPACITAÇÕES


Na próxima semana, a capacitação “Saúde Mental e comunicação eficaz - Comportamento Alimentar e Saúde Mental”, vai ser realizada na segunda-feira (9) e ainda nos dias 23 e 30 de outubro. O objetivo é compartilhar conhecimentos sobre saúde mental, com carga horária total de 6 horas. O público-alvo é direcionado para gestores e gestores adjuntos.


Na terça-feira (10), será a vez da capacitação “Como utilizar o tablet”, voltado para gestores, professores e pedagogos, nos horários de 9h às 12h ou de 14h às 17h, com carga horária de 3 horas.


Na semana seguinte, segunda-feira (16), acontece o curso “Práticas de Letramento e Alfabetização - Pré III e Pré II”, com carga horária de 3 horas. Nos dias 23 e 27, acontece a Capacitação em Primeiros Socorros destinada aos Profissionais da Educação, visando preparar o educador a lidar com situações que requerem um conhecimento de primeiros socorros.


No dia 24, a capacitação “Ambientando a rotina alfabetizadora nas práticas de Letramento em Língua Portuguesa e Matemática” fecha o mês de outubro, direcionada para professores do 2º ano do Ensino Fundamental, anos iniciais. O evento faz parte das formações referentes às práticas Integradas de Letramento e Alfabetização.


Todos os cursos são realizados na sede da Efem, situada na Avenida Alberto Torres, 174. Inscrições e informações podem ser feitas e obtidas nesse LINK.

118 visualizações

Comments


bottom of page