Triagem auditiva do PSE continua nas escolas municipais



Com o objetivo de promover a saúde no ambiente escolar, foi realizada esta semana mais uma triagem auditiva nas escolas da rede pública municipal. A ação é realizada pela equipe de Fonoaudiologia do Programa Saúde na Escola (PSE), em parceria com o curso de Fonoaudiologia do Centro Universitário Fluminense (Uniflu). Esta semana, a Escola Municipal 29 de Maio foi a primeira a receber o serviço, que vai se estender para outras unidades.

Nessa triagem foram feitos 120 testes e detectadas alterações em 9 alunos, que foram encaminhados para o otorrinolaringologista e outros 15 encaminhados para avaliação auditiva na clínica escola do Uniflu. Ainda serão testados mais 292 alunos. No início deste mês a triagem foi feita na Escola Municipal Walter Siqueira, nas turmas do primeiro ano. Foram avaliados 50 estudantes e detectados 4 alunos com alterações. No local, a equipe do PSE ainda vai avaliar mais 450 estudantes.


A fonoaudióloga Isabela Brandt explicou que os casos detectados no procedimento e sinalizados pelos professores, através de um questionário, são avaliados posteriormente nos ambulatórios de Audiologia do Uniflu e encaminhados para os Serviços especializados da Saúde. "O nosso papel enquanto PSE é detectar precocemente situações que representem risco à saúde e aprendizado dos estudantes” diz Isabela.

A também fonoaudióloga Ilma Cabral ressaltou ainda que, essa ação específica sobre audição, está dividida em duas etapas: Primeiro, os estudantes do Fundamental I participam de uma roda de conversa onde recebem orientações, uma miniatura confeccionada pelos acadêmicos de forma que possam observar apreender as orientações, de forma lúdica numa situação de aprendizado ativo. Logo depois, passam pelo procedimento de Meatoscopia, que é um exame clínico, realizado pelos acadêmicos e sob a supervisão das fonoaudiólogas da equipe do PSE. "A ideia é continuar replicando as ações em outras unidades escolares”, finaliza Ilma.


A coordenadora do PSE, Catia Mello, fala da importância da triagem auditiva nas escolas. “A Triagem Auditiva nas Escolas tem por objetivo avaliar e realizar o monitoramento auditivo de crianças, identificando alterações e desta forma contribuir para minimizar possíveis distúrbios de aprendizagem”, finaliza.

7 visualizações