Tudo pronto para o Desfile Cívico de Guarus neste domingo (4)




A Avenida Bartolomeu Lisandro, no Jardim Carioca, será palco para o tradicional desfile cívico de Guarus neste domingo (4), às 9h, dando sequência às comemorações pela Independência do Brasil. Ao todo, 11 escolas municipais da região de Guarus e uma escola estadual se apresentarão ao público, contando a história de cada unidade. A ordem de apresentação foi definida na quinta-feira (1) por meio de sorteio realizado na Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), responsável pela organização do evento. Um pelotão formado pelas Vilas Olímpicas do Parque Santa Clara, Parque Guarus e Jardim Carioca também vai marcar presença, com demonstração das atividades ofertadas nesses equipamentos de esporte e lazer.


A Abertura da Semana da Pátria aconteceu na Praça São Salvador quinta-feira (1) com hasteamento da Bandeira Nacional, feita pelo secretário Marcelo, e inauguração das placas “Lugares de Memória” no Museu Histórico. A programação inclui, ainda: sessão solene na Câmara de Vereadores segunda-feira (5), às 15h; o desfile principal no Cepop na quarta-feira (07) às 8h; e um desfile em Farol de São Tomé, domingo (11), às 9h.


“Após anos sem podermos realizar os tradicionais desfiles cívicos nessa data tão importante para o nosso país, em razão da pandemia do coronavírus, esse ano a nossa expectativa ficou ainda maior. Poderemos conhecer a história de cada escola e creche, a justifica dos nomes escolhidos, quem e quando fundou, enfim. A região de Guarus sempre vibra, comparece e prestigia. Boa parte das nossas unidades escolares estão lá e, por essa razão, promover um desfile cívico voltado para esse público demonstra o quanto o governo municipal valoriza os munícipes do subdistrito”, afirmou o secretário de Educação, Marcelo Feres.


O desfile vai abordar o tema “Os 200 anos da Independência”, e o subtema será “Os 100 anos da Semana de Arte Moderna”. O evento conta com apoio da Guarda Civil Municipal, Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), Secretaria de Saúde e Fundação Municipal de Esporte (FME).


A subsecretária de Educação, Rita Abreu, uma das organizadoras, lembrou que a Seduct trabalhou, juntos aos alunos, o tema do Bicentenário da Independência do Brasil durante as aulas. “Além disso, promovemos, nas escolas municipais, um concurso de desenho sobre o bicentenário, que teve como vencedora a aluna do Ciep Wilson Batista, Ana Clara Tavares da Silva Matos. A arte escolhida está sendo utilizada como marca oficial dos desfiles em Campos”, comentou Rita.




Confira a ordem de apresentação, conforme sorteio:


GUARUS - 04/09/22 - 09h – DOMINGO


1- EM FREDERICO PAES BARBOSA

2- EM LÍDIA LEITÃO

3- EM SANTO ANTÔNIO

4- EM CUSTÓDIO SIQUEIRA

5- EM PROFESSORA EUNÍCIA

6- EM PRISCO DE ALMEIDA

7- EM ATAÍDE DIAS

8- EM CARMEM CARNEIRO

9- EM OLGA LINHARES

10- EM WILSON BATISTA

11- COLÉGIO ESTADUAL BENTA PEREIRA

12- EM DR. LUÍS SOBRAL

13- VILAS OLÍMPICAS





132 visualizações