top of page

Tutorial sobre Programa de Apoio à Economia Criativa na Efem para tirar dúvidas





A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) prorrogou até o dia 12 de novembro o prazo de inscrição para o Programa de Apoio à Economia Criativa. Serão contemplados 20 projetos e concedidas até 20 bolsas individuais no valor de R$ 1.160,00 por mês, pagas ao empreendedor gestor de cada projeto. No dia 06 de novembro, haverá um tutorial na sede da Escola de Formação dos Educadores Municipais (Efem), na Alberto Torres, às 17h30, para esclarecer dúvidas.


“Nesse dia, as equipes da Secretaria vão ajudar os possíveis candidatos a fazerem as inscrições, caso seja necessário. O Programa de Apoio à Economia Criativa visa apoiar, com bolsas de empreendedorismo, a profissionalização de empreendedores através do Curso de Plano de Negócios para a Economia Criativa na TEC Campos Incubadora”, informou o secretário de Educação, Marcelo Feres.



Acesse o Portal PAE, leia o regulamento e faça sua inscrição.


TEMAS


A gerente de articulação de projetos da Secretaria, Adriana Crespo, destacou que diversas modalidades temáticas podem ser enquadradas como Turismo, Lazer, Design, Arquitetura, Games, Artes Visuais, Moda, Música, Literatura, Patrimônio Cultural (expressões tradicionais e sítios culturais), Audiovisual, Artes cênicas, Novas mídias, Artesanato, Cultura popular e Arte urbana.


Segundo ela, a Economia Criativa está relacionada a tudo que se assiste, ouve e interage. “Ou seja, tudo que é compreendido como obra da criatividade humana e pode servir como ferramenta para o desenvolvimento econômico e social de territórios. É a área da economia da cultura que abrange os ciclos de criação, produção e distribuição de bens e serviços que usam criatividade, cultura e capital intelectual como insumos primários”, detalhou Adriana.



BENEFICIADOS



Foto: Adriana Crespo



A empresária Juliana Martins foi uma das contempladas no edital de 2021 e de 2022. “Eu e minha sócia, Larissa Cabral, antes da pandemia tínhamos uma loja, física, multimarcas, aqui na cidade, e com o isolamento foi necessário fechá-la. Foi quando a Prefeitura lançou o primeiro edital de apoio à Economia Criativa, submetemos o nosso projeto, que na época era só uma ideia de negócio. Participamos do programa, construímos o Plano de Negócio da marca e iniciamos as atividades”.


O projeto dela e da sócia é a “Caiana Slow Fashion”, uma marca autoral de roupa feminina, uma empresa sustentável, que não gera resíduos com a produção e todo os retalhos são destinados a um grupo de mulheres do município que fazem artesanato e vendem esses produtos em feiras.


“Também trabalhamos com processos socialmente responsáveis e, por isso, fomos selecionadas no programa Iniciativa Jovem da Shell para nos tornarmos parceiros e receber o selo de empresa sustentável”, disse Juliana.


INCUBADORA


A Tec é uma incubadora de empresas do Norte Fluminense constituída por vários órgãos como universidades, CDL e Câmara Municipal de Campos, além da Prefeitura.



NOVO CRONOGRAMA


Lançamento do Edital 05/10/2023

Período de inscrição 05/10 a 12/11/2023

Seleção 13 a 20/11/2023

Divulgação dos resultados preliminares 27/11/2023

Recursos 28 e 29/11/2023

Divulgação dos resultados finais 07/12/2023

Assinatura do termo de outorga das bolsas 11 a 15/12/2023

Início das atividades dos projetos selecionados 18/12/2023


Foto: Cesar Ferreira


37 visualizações

Comentarios


bottom of page