top of page

Unidades escolares recebem 2.750 ventiladores e 800 aparelhos de ar condicionado






Creches e escolas da rede municipal de ensino estão passando por um processo de reestruturação que envolve construções novas, reformas gerais e manutenções, além de aquisição de novo mobiliário. A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) adquiriu, por exemplo, 2.750 novos ventiladores e cerca de 800 aparelhos de ar condicionado para as unidades escolares, visando minimizar os impactos das altas temperaturas registradas nos últimos dias.


A maior parte já está instalada nas salas de aulas e, neste mês, a Seduct está entregando aproximadamente 500 ventiladores a 50 unidades escolares, de acordo com a subsecretária de Gestão Orçamentária e Finanças, Carla Patrão.


Ela explicou que a renovação do mobiliário inclui, ainda, outros itens já entregues como novas mesas de refeitórios, colchonetes, berços, colchões, freezeres, geladeiras, fogões industriais, cadeiras infantis, cadeiras de professores, armários, sofás, bebedouros, playgrouns, parquinhos, etc.


“Estamos com um caminhão dedicado somente para a entrega desses ventiladores. Todos os diretores que nos solicitaram ventiladores novos estão recebendo. Respondemos aos e-mails de todas as unidades que nos escreveram, solicitando que fizessem contato com o zelador da sua região para fazer a instalação. E quem ainda não solicitou, deve mandar ofício solicitando a instalação, pois muitas vezes a própria unidade consegue instalar por conta própria”, explicou a subsecretária.




Kelly Soares, há 11 anos na gestão da Creche Escola Municipal João Siqueira dos Santos, na Tapera, falou do entusiasmo da comunidade escolar.


“Estamos muito felizes de poder vivenciar esse novo momento da educação. As dificuldades existem e a gente sabe disso, mas em meio a essas dificuldades, as coisas estão acontecendo, deixando de ser sonho e se tornando realidade. Recebemos um playground lindo, ar condicionado, ventiladores, e é bom demais garantir todo conforto para nossos pequenos. O melhor de tudo é saber que todas as unidades vão receber, é para a rede inteira, não vai ter exclusividade. O trabalho está acontecendo, as ações estão saindo das palavras e indo para as realizações, se concretizando. Muito bom vivenciar isso, estou feliz demais como professora e gestora dessa unidade. Só temos a agradecer esse renovo que está acontecendo e reafirmar como o secretário Marcelo: A educação ilumina vidas”, disse Kelly.




Diversas unidades já receberam os ventiladores como as Creches Aldeia, Antônio Nunes Vieira, Benedito Alves Barreto, Bruno da Silva Macabu, Dom Antônio de Castro Mayer, Erivelton Junior, Francisco Alves Dias, Gandur Assed, Glicério Carlos Neto, Grevi Siqueira, João Batista Veiga, João Perdecene Neto; e Escolas como Albertina Azeredo Venâncio, Amaro Antônio da Silva, Ambrósio de Souza, Barreto, CEMSTIAC, Custódio Generoso Vieira, Donana, Doutor Alcindor de Moraes Bessa e Doutor Luiz Sobral.

Fotos: Kelly Soares




167 visualizações
bottom of page