Unidades escolares receberão laboratórios de Robótica, Matemática e Ciências



A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia vai implantar, neste ano, o Projeto LaBMais nas unidades escolares da rede municipal de ensino. Para isso, está adquirindo 120 kits de laboratórios de Matemática e Ciências que serão destinados a 84 unidades que ofertam ensino fundamental anos iniciais e a 36 unidades que ofertam ensino fundamental anos finais. Além desses, vai garantir 166 Kits de robótica para 46 unidades que ofertam educação infantil, 84 unidades que ofertam ensino fundamental anos iniciais e 36 unidades que ofertam ensino fundamental anos finais.


De acordo com o secretário de Educação, Marcelo Feres, a implantação dos laboratórios inclui, ainda, parceria com as instituições de ensino e pesquisa de Campos, que visa à formação e treinamento de professores para atuação nos laboratórios.


“Essa parceria é muito importante, pois os alunos das instituições de ensino superior das áreas de educação e tecnologia também serão treinados para atuação nos nossos laboratórios. Além disso, vamos ofertar bolsas de estágio, iniciação científica e tecnológica no âmbito do LabMais e desenvolver projetos de extensão nas unidades escolares”, explicou o secretário.


A diretora de Relações Institucionais da Secretaria, Ludmila da Matta, destacou que o LaBMais é uma das medidas adotadas pela Seduct para superar o momento de pandemia, ao mesmo tempo, um reconhecimento de que existe uma nova perspectiva de organização dos espaços e uma ampliação na dimensão da organização didática-pedagógica, tanto no que se refere à aprendizagem quanto ao ensino, o que exige novos formatos de planejamento e execução de aulas orientadas pela Base Nacional Comum Curricular, de modo mais interativo e dinâmico.


“Por essa razão, estamos empreendendo esforços e investindo em aquisição de recursos diversos, laboratórios pedagógicos, formação continuada e tecnologias que vão colaborar para diminuir as defasagens de aprendizagem já constatadas. Já estamos fazendo reuniões pedagógicas com os professores dos laboratórios de tecnologias digitais”, informou.

18 visualizações