“Ver alunos da Rede Pública, séries iniciais, trabalhando Inteligência Artificial é muito emocionante”. O depoimento é da Luciane Morais, professora do espaço de Tecnologia e Mídias Digitais do Ciep Maestro Villa Lobos. Ela vai participar do III Seminário de Tecnologias Digitais na Educação, que vai ser realizado no Teatro Municipal Trianon, de 13 a 15 de setembro.
A professora vai apresentar um Ebook Digital feito por um grupo de alunas do 5º ano. Ela explica que as crianças idealizaram a história, personagem, local onde se passa e, em seguida, com a ajuda da Inteligência Artificial, usando o app ChatGPT, foram complementando a ideia delas para formar o texto. Além disso, elas criaram a personagem também com a ajuda da Inteligência Artificial.
“O meu trabalho com robótica na escola é voltado para o ensino do 1º ao 5º ano, ou seja, séries iniciais. Então, eu trabalho com alguns recursos da tecnologia que, de alguma forma, vão ao encontro desse perfil de aluno. Vale ressaltar que esse perfil mudou, os alunos são os chamados nativos digitais. A tecnologia já está inserida na sua vida cotidiana, então eu penso que a escola também precisa dispor desses recursos que eles já utilizam e conhecem para contribuir para o aprendizado”, conta Luciane.
Luciane acrescenta que utiliza, nesse primeiro momento, alguns recursos que além de causarem encantamento, são extremamente ricos para que o aprendizado realmente aconteça, destacando também a importância do lúdico no processo de ensino-aprendizagem. “Esses recursos são a realidade aumentada e a virtual, entre outros. A educação em nossa cidade está vivenciando um momento tão especial, escolas de rede pública, utilizando equipamentos e materiais incríveis, como lousa digital, tablets, kits de robótica, laboratório de Ciências, Matemática, Brincar e Aprender. Materiais que procuro sempre integrar ao trabalho desenvolvido com a Robótica no Espaço de Tecnologias e Mídias Digitais da Escola. Tornando as aulas mais atrativas, dinâmicas e interativas”, explica a professora. MAIS EXEMPLOS
Quem também vai apresentar um trabalho no II Seminário de Tecnologias Digitais na Educação é a professora de Tecnologia e Mídias Digitais da Escola Municipal Alcebíades Candiano, Tatiana Muniz de Souza. Ela está trabalhando com as turmas o Truth and Tales, que é um aplicativo de bem-estar e de histórias interativas para crianças pequenas. As histórias são baseadas em Teaching Stories, que são contos milenares presentes em muitas culturas. As Teaching Stories contêm elementos que flexibilizam o cérebro e a mente das crianças e abrem espaço para desenvolver habilidades importantes para a cognição, função executiva e função sócio emocional.
“Vamos apresentar esse aplicativo de leitura interativa onde os alunos interagem a todo momento com os animais, as histórias e as letras são próprias para crianças com dislexia, porém, todos podem usar, beneficiando no ensino-aprendizagem. Na semana passada a gente recebeu os tablets e foi uma alegria. Estamos muito animados. As crianças estão vibrando com os tablets, que vai ser um divisor de águas. A robótica ajuda muito no trabalho em equipe, pois, os projetos vêm acompanhados de passo a passo, com montagem livre e aplicadas e elas desenvolvem uma interação com as turmas que não existia”, explica Tatiana.
O SEMINÁRIO
Durante o III Seminário de Tecnologias Digitais na Educação vai acontecer a III Feira de Educação, Inovação e Tecnologias. Grandes nomes do mundo da tecnologia estão confirmados e vão debater temas como cidadania digital, o impacto das fake news na construção da cidadania e do conhecimento, o futuro da educação com a inteligência artificial, entre outros assuntos. O evento vai abordar o tema "A construção do conhecimento na Cultura Digital". A programação terá ações no Teatro Municipal Trianon e na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Toda a programação do seminário já pode ser acessada no Portal do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE), onde também devem ser realizadas as inscrições.
Comments