Vacinação itinerante contra covid-19 nas escolas começa terça-feira



O processo de vacinação itinerante contra a Covid-19 nas escolas da rede pública municipal começa na próxima terça-feira, dia 22, às 15h, na Escola Municipal 29 de Maio. Serão contemplados alunos de 5 a 17 anos que ainda não se vacinaram. Paralelamente, a testagem itinerante dos alunos e profissionais da rede municipal de ensino para a Covid-19 também continua sendo realizada. Hoje, a ação aconteceu na Escola Municipal 29 de Maio, onde 44 estudantes foram testados no turno da manhã, com resultados negativos para coronavírus.

A testagem começou quarta-feira (16) na Escola Municipal Amaro Prata Tavares, quando foram realizados 80 testes e todos tiveram resultados negativos. As duas ações são uma parceria da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) com a Secretaria de Saúde, que acontece por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), visando identificar possíveis casos de covid no ambiente escolar.

A colombiana Isabella Ramirez Giraldo, aluna do 6º ano, elogiou a ação: “´É muito importante essa vacinação na escola porque assim podemos diminuir a transmissão da covid-19”. A diretora da instituição Adriana de Matos disse que ações como essas nas escolas são muito importantes tanto para alunos quanto para servidores. “Apesar de estarmos numa situação mais controlada em relação à Covid-19, a testagem e a vacinação transmitem a nossa comunidade escolar mais segurança em estar encaminhando nossos alunos para as escolas e os professores atuam com mais segurança dentro das escolas”, disse.


Este mês, 20 unidades serão contempladas com o serviço, que será ampliado para outras escolas. De acordo com a Coordenadora do PSE, Catia Mello, serão feitos em torno de 100 testagens por unidade escolar. Quanto à imunização, será realizada uma busca ativa para verificar os alunos que ainda não se vacinaram. “Iremos promover a vacinação para ampliar a adesão, mediante autorização prévia dos pais ou responsáveis”, explicou Catia.



O secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres ressaltou que os trabalhos têm o objetivo de aumentar a proteção dos profissionais e estudantes, evitando a propagação do coronavírus. “As duas ações acontecem mediante autorização dos responsáveis pelos estudantes, que devem assinar um termo de consentimento enviado às escolas”, explicou Marcelo. Atualmente, a cobertura vacinal de crianças com idades entre 5 e 11 anos gira em torno de 50%, mas a expectativa é chegar a 80%.

CRONOGRAMA VACINAÇÃO COVID-19 NAS UNIDADES ESCOLARES MUNICIPAIS:


Semana 22/03 a 25/03:

22/03 - Centro Educacional 29 de Maio

24/03 - Prof. Maria Ângela Moreira Pinto

25/03 - EM Castelo Branco

26/03 - CIEP Arnaldo Rosa Viana

Semana 28/03 a 01/04:

28/03 - EM Sagrada Família

29/03 - EM Walter Siqueira Manhães

30/03 - CEMSTIAC

31/03 - CIEP Clóvis Tavares

01/04 - Pequeno Jornaleiro

13 visualizações