Vacinação itinerante nas escolas visa alcançar 15 mil alunos





O processo de vacinação itinerante contra covid-19 nas unidades escolares da rede municipal de ensino teve início nesta terça-feira (22) e vai durar seis meses, aproximadamente. A ação visa contemplar cerca de 15 mil alunos com idades entre 5 e 11 anos, e começou na Escola Municipal 29 de Maio (Pecuária), onde 100 estudantes foram imunizados, com autorização dos pais ou responsáveis. O secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres; infectologista e subsecretário de Atenção Básica, Charbell Kury; coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE), Cátia Mello; e a equipe do Programa abriram os trabalhos.


Pai da aluna Ana Clara Silva, 9 anos, Claudiomar Alvarenga deu uma “aula” de conscientização na escola. “Recomendo que os outros pais também autorizem a vacinação dos filhos, pois, assim, estaremos garantindo a imunização de rebanho. Tragam as crianças para vacinarem, pois eles são a continuidade da nossa sociedade. As políticas públicas sozinhas não são suficientes para salvar vidas. Que a gente saia da nossa zona de ignorância, abra a nossa mente e se conscientize para a necessidade de dar continuidade a esse processo de vacinação tranquilamente, não somente contra covid, mas também outras vacinas para eliminar doenças que assolam nosso país. Isso é muito importante para que o futuro do nosso país possa estar seguro com nossos filhos vacinados”, disse.


Na quarta-feira (23), 23/03, a imunização acontecerá na Escola Municipal Professora Maria Ângela Moreira Pinto, em Ibitioca. Quinta-feira (24), na Escola Municipal Castelo Branco, Pecuária; e na sexta-feira (25), no CIEP Arnaldo Rosa Viana, Parque Aurora.


“Vacinamos cerca de 25 mil crianças em Campos contra covid-19, mas acreditamos que iremos aumentar a cobertura vacinal com esse processo de imunização itinerante nas unidades escolares. Assim como aconteceu em 2012, quando fizemos a vacinação de adolescentes contra HPV e outras doenças, e foi um sucesso, esperamos que dessa vez a resposta dos pais também seja bastante positiva. A escola é um ambiente propício para isso, pois é a segunda casa dos estudantes; ambiente agregador e de confiança dos pais e alunos. Hoje, vacinamos dezenas de alunos com a primeira dose e, ainda, outras crianças com a segunda dose”, destacou Charbell.


Marcelo afirmou que, em paralelo, também segue acontecendo a testagem covid em professores e alunos da rede municipal, cuja ação teve início quarta-feira passada. Até esta terça-feira (22), 348 testes foram realizados, sendo 74 em profissionais e 274 alunos, com nenhum caso positivo para covid-19.


“Essa é mais uma parceria entre a Saúde e a Educação com objetivo de aumentar a segurança no ambiente escolar. Com isso daremos condições aos nossos alunos de se preocuparem apenas com o conteúdo escolar. Desde o ano passado, diversas são as ações já implantadas visando evitar a propagação do coronavírus no ambiente escolar, como, por exemplo, elaboração do Plano de Retomada das Aulas Presenciais. Além disso, a Secretaria realizou vários cursos e seminários para orientar a comunidade escolar, implantou polo de testagem e de vacinação contra covid na própria Secretaria, para profissionais e alunos das redes públicas e particular de ensino, entre outras ações”, informou Marcelo.



CRONOGRAMA VACINAÇÃO COVID-19:

22/03 - Centro Educacional 29 de Maio

23/03 - Prof. Maria Ângela Moreira Pinto

24/03 - EM Castelo Branco

25/03 - CIEP Arnaldo Rosa Viana

29/03 - EM Walter Siqueira Manhães

30/03 - CEMSTIAC

31/03 - CIEP Clóvis Tavares

01/04 - Pequeno Jornaleiro


AGENDA DE TESTAGEM NAS ESCOLAS:

21/03 - CEMSTIAC

22/03 - Pequeno Jornaleiro

23/03 - Getúlio Vargas

24/03 - Lions I

28/03 - Branca Peçanha

29/03 - Frederico Paes Barbosa

30/03 - Leopoldino Maria



7 visualizações