Valorização dos profissionais da Educação: prioridade em 2022



A política de valorização dos profissionais da Educação de Campos vai ser prioridade em 2022. O secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, informou que algumas medidas foram implantadas em 2021 e outras estão em fase de desenvolvimento, por meio de uma agenda pró-educação, que recebe todo o apoio do prefeito Wladimir Garotinho.


“Isso inclui oferta de chromebooks para os professores, com objetivo de atender à ação estratégica de inserção tecnológica digital das unidades escolares da rede municipal de ensino e da gestão pedagógica e administrativa da Secretaria. A medida integra o Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE). A agenda também inclui o pagamento de férias em dia de todos os profissionais, ajuste da progressão e da promoção, etc. Havia cerca de mil processos parados desde 2016 referentes às demandas dos professores quanto à progressão e promoção e esta é nossa pauta para este ano, após termos arrumado a casa”, confirmou o secretário.


A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) vai criar a Escola de Formação de Educadores Municipais (EFEM), cujo projeto está em fase de elaboração. A unidade vai oferecer espaços para a realização de projetos que visam qualificar, capacitar e aperfeiçoar a prática laboral dos profissionais da rede municipal. A ideia é promover o fortalecimento da Educação, através de ações de capacitação continuada, visando contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem.


“A Seduct também está trabalhando para conceder novos computadores desktops, impressoras para as escolas e implantação de um sistema de gestão escolar, pois consideramos mecanismo fundamental para ampliar a eficiência do trabalho docente. Isso sem falar nas manutenções que já foram iniciadas nas estruturas físicas de dezenas de escolas e creches ”, destacou o secretário.


A eleição direta para gestores de unidades escolares ocorrerá até maio de 2022, cuja lei já foi aprovada pelo Legislativo municipal. Em janeiro deste ano, a Seduct promoveu o Processo Seletivo Simplificado visando à contratação temporária de professores para a rede municipal de ensino, ofertando 160 vagas para Professor I / 20 horas e 250 vagas para Professor II /25 horas. Outra novidade este ano foi o lançamento do edital do Programa Mais Ciência na Escola. Trata-se de processo de seleção de projetos de pesquisa de professores da rede municipal e seleção de estudantes bolsistas de iniciação científica júnior, com inscrições abertas até 25 de fevereiro.


No mês passado, a Prefeitura concedeu um bônus extraordinário para os servidores da ativa, no valor de R$ 2 mil. A medida beneficiou mais de 13 mil servidores, incluindo cerca de 6 mil da Educação, e representou injeção de R$ 26,8 milhões na economia local. A Prefeitura colocou o salário dos servidores em dia, pagando 15 folhas e meia de pessoal em 12 meses de arrecadação. A gestão municipal também pagou até seis férias vencidas de diversos profissionais, no ano passado, e outros benefícios que estavam em atraso desde 2017, como auxílio-funeral e auxílio-natalidade.


A nova lei de Regência de Classe, sancionada pelo prefeito Wladimir Garotinho no início de 2021, foi outro ganho, voltando a pagar o benefício que estava suspenso aos professores. A Secretaria de Educação vem ofertando, ainda, projeto de saúde mental aos servidores, projeto de orientação nutricional, teleoficinas de saúde vocal e diversas capacitações a esse público.


Outras duas medidas importantes foram a implantação do Polo de Testagem contra covid para os alunos e profissionais da educação na própria sede da Secretaria; e a criação do Polo de Vacinação itinerante para o mesmo público, que também funcionou na Seduct. Soma-se a essas medidas, a sanitização executada em parceria com a Vigilância Sanitária na sede da Secretaria e em dezenas de unidades escolares.


A abertura da nova Policlínica do Servidor foi outra conquista, oferecendo consultas e exames, como preventivo, para detectar alterações nas células do colo do útero. A unidade está situada à Rua Francisco Luís Rodrigues, nº 61, no Parque Julião Nogueira. “Estamos seguindo o Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE), um planejamento de gestão elaborado ainda em 2021 que visa colher muitos frutos entre 2022 e 2024”, finalizou Marcelo.

108 visualizações