Na próxima terça-feira, 7, alunos da Escola Manoel Ribeiro, situada na Tapera, vão participar de uma visita guiada no Centro de Educação Ambiental (CEA). O passeio faz parte das comemorações pelo Dia do Meio Ambiente e da Reciclagem, lembrados no dia 5 de junho. A coordenadora de Ciências da Natureza e Educação Ambiental da Seduct, Ísis Vivório, conta que o intuito é visitar o centro com as unidades escolares para mostrar a dinâmica do lugar, como são produzidas as mudas, como se deve cuidar do ambiente e do entorno para ter um ambiente mais equilibrado e saudável.
Além disso, por meio do projeto Reciclar na Rede, a partir da próxima semana serão montadas equipes de trabalho, nas escolas, onde serão escolhidos um funcionário da cozinha, um da limpeza, um professor responsável, o gestor e um aluno por ano de escolaridade. O grupo irá trabalhar de forma mais efetiva, no projeto. Durante este mês, serão realizados plantios e limpeza das 28 unidades que fazem parte do Reciclar na Rede. Para a coordenadora, ações como essas garantem mudanças de hábito nos alunos e ainda uma geração mais preocupada com a natureza.
“Os alunos que estão participando do projeto e sendo protagonistas dessa mudança na sua escola, mantendo esses novos hábitos, vão fazer parte de uma nova geração. E essa nova geração é a que cuida do seu ambiente, que não joga lixo nas vias públicas, não polui. O conhecimento é poder, ele transforma. Então, a partir do momento que a criança ou adolescente percebe que nós fazemos parte de um só ambiente e que o lixo, a degradação ou a retirada de uma árvore causam impactos no local onde vivem, eles começam a mudar suas atitudes. Essa geração vai trazer um retorno do nosso trabalho no futuro e promover mudanças para a nossa cidade. São futuras mudanças, mas precisam começar hoje”, diz Isis.
O projeto Reciclar na Rede foi lançado dia 16 deste mês, numa parceria da Seduct com as Secretarias de Mobilidade Urbana, Meio Ambiente e Planejamento e Serviços Públicos. O objetivo é promover a educação ambiental através da coleta seletiva, com foco na responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, promover a inclusão social através da reciclagem e, também, conscientizar os alunos da importância da limpeza pública e da destinação correta dos resíduos gerados nas escolas, residências e vias públicas.
Durante a execução do projeto serão desenvolvidas várias atividades com os alunos, entre elas, fazer o caminho do lixo que vai percorrer aterros, cooperativas, até o produto final, além de atividades semanais, que serão enviadas para as escolas.
Comentários