Webinário de volta às aulas prossegue nesta quinta-feira




O webinário de volta às aulas da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia prossegue nesta quinta-feira (3). O evento foi aberto pelo secretário Marcelo Feres nesta quarta-feira (2) com o tema “Start 2022: Recomeçar, Reaprender e Reinventar”. Diversas palestras estão sendo ministradas pelo canal da Secretaria no Youtube e pelo Google Meet. A programação acontece por meio da Escola de Formação de Educadores Municipais (EFEM). Os temas das formações e os links para as inscrições estão disponíveis no Portal PAE – aqui


“É momento de recuperar muita coisa. Vivemos dois anos de pandemia, com muitas perdas nas áreas pessoal, profissional, econômica e, principalmente, na educação. Cada professor se reinventou e teve que aprender a aprender. Agora é hora de respirar fundo e nos prepararmos para uma nova etapa. Vamos recuperar nossos estudantes, nossa educação, nossa autoestima enquanto educador, a valorização dos nossos profissionais, a estrutura da nossa rede. Hoje marca o início de uma nova etapa, na qual vamos pactuar um novo horizonte para educação de Campos, que envolve muito o ouvir e o refletir. Esse evento abre mais uma porta de diálogo. O compromisso da Secretaria é de estar sempre perto para criar as soluções de forma conjunta com os profissionais, para que essa recuperação aconteça na prática”, assegurou Marcelo.


O subsecretário de Educação, Frederico Rangel, falou sobre um novo tempo de esperança e entusiasmo. “Vocês arregaçaram as mangas ao longo destes dois últimos anos de forma intensa e fizeram a Educação acontecer. Agora temos um novo desafio: o da aula presencial. Temos a maior parte dos colegas vacinados e os alunos também já estão em processo de imunização contra covid, agora precisamos ter vontade de executar uma educação de reforço. Tenho certeza de que neste novo ano letivo vocês vão dar o recado bem dado novamente e diremos: ‘fiz o que foi necessário’. Estaremos de mãos dadas”, disse.


A diretora pedagógica Tânia Alberto agradeceu o esforço de toda a equipe pedagógica da Seduct e demais profissionais da Educação. “Nós não esmorecemos, somos guiados pela esperança. Nossa missão é muito maior: construir futuros. Estamos trabalhando muito para melhorar a qualidade do ensino, apesar de todas as circunstâncias. Agradeço a todos os profissionais que cuidam da escola: inspetores, auxiliares de turma, auxiliares de secretaria, professores, diretores, vice-diretores, enfim, vocês são extremamente importantes nesse processo”, comentou.


São 25 salas de conversa, com temas que estimulam abordagens sobre narrativas da educação do campo e a política pública; intencionalidade pedagógica, BNCC e planejamento da educação infantil; como preparar vídeos educativos no INSHOT; a saúde integral dos profissionais da educação (PSE); letramento matemático na perspectiva da BNCC: desafios e estratégias; sala de recursos: desmistificando práticas inclusivas; uso do Canva e Thinglink na sala de aula; entre outros.



112 visualizações