Workshop para diretores e vice-diretores com inscrições abertas




Diretores e vice-diretores da Rede Pública Municipal podem se inscrever no Workshop de Gestão que vai ser ministrado pelo subsecretário de Gestão Operacional, Nilo Manhães, a partir da próxima segunda-feira. O curso vai ser realizado nos dias 6, 13, 20 e 22 deste mês, na Escola Municipal de Gestão do Legislativo, Emugle e está sendo promovido pela Escola de Formação de Educadores Municipais, a Efem. O objetivo é analisar criticamente as práticas de gestão e propor melhoria nos processos, visando à Aprendizagem Eficiente dos alunos. Para fazer a inscrição basta clicar AQUI.


De acordo com Nilo, o workshop visa ainda melhorar a qualidade do atendimento à comunidade escolar, que inclui não somente os alunos, mas também, profissionais, pais e responsáveis pelos estudantes, entre outros públicos. O curso vai abordar assuntos diversos como, por exemplo, o gerenciamento de rotina, que é uma metodologia usada para definir, analisar, manter e melhorar continuamente os resultados. “Se os processos são bem feitos, os resultados serão satisfatórios. Quanto mais forte for a estrutura e organização da gestão, mais difícil fica de, no futuro, os bons projetos se perderem”, disse.


Nilo é professor universitário e foi servidor de carreira da Petrobras, onde atuou de 1983 a 2019, em diversas funções como, por exemplo, Gestor de Processos, de Recursos Humanos, de Atendimento ao Cliente e de Projetos de Tecnologia da Informação. Ele é o responsável por gerir os processos de Tecnologia da Informação, Sistemas e Indicadores, Recursos Humanos e Transporte no âmbito da Seduct.


MAIS CAPACITAÇÃO


Professores de Língua Portuguesa Anos Finais do Ensino Fundamental estão participando do curso de capacitação “O despertar de estratégias para o desenvolvimento das competências de leitura e de escrita pós-pandemia”. O curso também é realizado pela Efem. A capacitação começou dia 02 de maio e o último dia é na próxima quinta-feira, 9 de junho.


Responsável pela Efem, Talita da Silva Ernesto, explicou que o curso visa formar profissionais a partir de práticas significativas que envolvem o processo de leitura e escrita explorando os campos de atuação da Base Nacional Curricular para que se obtenha um crescimento de habilidades nos segmentos apresentados.


O curso está sendo ministrado pelas professoras Lívia Guedes de Aquino Araújo, Licenciada em Letras Português/Espanhol, Professora de Língua Portuguesa/ Literatura da educação básica; Fernanda Rangel Couto Azevedo, Bacharel em Direito, Licenciada em Língua portuguesa, Pós-graduada em Educação Especial, Coordenadora de Língua Portuguesa da seduct, responsável pela elaboração dos cadernos pedagógicos, Professora do ensino fundamental e médio no Estado do Rio de Janeiro; Ulli Marques, Mestra e doutoranda em Cognição e Linguagem (UENF); Especialista em Literatura, Memória Cultural e Sociedade (IFF); Licenciada em Letras - Português e Literaturas (IFF), Bacharel em Comunicação Social - habilitação em Jornalismo (UNIFLU) e Maria Júlia Nunes Andrade - Pós-graduada em Língua Portuguesa - Licenciada em Letras Português/Inglês

475 visualizações