top of page

EDITAL DE CHAMAMENTO DE PROFESSORES DE ENSINO VIRTUAL PARA O PROJETO ESTAÇÃO EDUCAÇÃO

A Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Campos dos Goytacazes, torna público o presente edital de Chamamento Público que visa convidar professores efetivos da Rede Municipal de Ensino de Campos dos Goytacazes para participarem do projeto Estação Educação, que envolverá a gravação de videoaulas dos diversos componentes curriculares da Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais e EJA.

Este projeto visa criar um acervo de materiais didático-digitais interativos e dinâmicos, com abordagens metodológicas dialogadas, contextualizadas e problematizadoras, que sirvam como instrumentos potencializadores das aprendizagens sistematizadas e formalizadas nas escolas e para além delas, estando ao alcance de toda comunidade educativa e de todos aqueles que desejarem.


1 - DO OBJETO


1.1 O presente edital de Chamamento Público tem por objetivo convidar professores efetivos da rede pública municipal de ensino de Campos dos Goytacazes, interessados em participar do projeto Estação Educação. Neste projeto, o professor será responsável pela elaboração da aula e da gravação dos diversos componentes curriculares, com base nos materiais didáticos indicados pela SEDUCT.

1.2 O professor poderá fazer uso de diferentes materiais para preparar suas aulas e gravações, mas o material Didático-Pedagógico que norteará o seu trabalho será disponibilizado pela SEDUCT.

1.2.1 As aulas preparadas pelos professores selecionados deverão ter caráter inovador, com utilização das tecnologias digitais da informação e comunicação - TDIC -, metodologias ativas, como também, materiais concretos, histórias, entre outros instrumentos didáticos.

1.3 Respeitadas as diretrizes e condições deste edital, os profissionais permitirão a divulgação das atividades desenvolvidas e sua inclusão nos diversos canais digitais da SEDUCT.

1.4 Os profissionais selecionados deverão participar de curso de Formação Continuada em formato híbrido promovido pelos profissionais da SEDUCT envolvidos neste projeto. A participação do professor na formação tem caráter obrigatório, caso ele não participe, ele será eliminado.

1.5 Os profissionais selecionados serão remunerados na condição de RET - Regime Especial de Trabalho, atuando no projeto Estação Educação em horário diverso de seu exercício da docência.


2 - Da justificativa


A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia é responsável por criar e implementar práticas pedagógicas de qualidade e que oportunizem a equidade entre os alunos, especialmente neste tempo de afastamento social.

O Estação Educação será um suporte às escolas e professores, sendo espaço de produção de materiais didático-digitais, com características personalizadas, valorizando a realidade cultural do município. Esta proposta tem a intenção de estimular o engajamento e compromisso dos docentes com a educação do município, a fim de alcançar as metas estabelecidas, despertando o sentimento de pertencimento.

As aulas gravadas serão materiais auto formativos, inspirando e direcionando os outros profissionais da rede municipal à linha orientadora pedagógica-tecnológica definida pela SEDUCT, ajudando a construir uma identidade coletiva em nossa rede.


3 - Das condições de participação


3.1 - Podem participar todos os professores efetivos, da rede pública municipal de ensino de Campos dos Goytacazes.

3.2 - O professor inscrito precisa ter disponibilidade no turno da manhã ou da tarde em tempo diverso ao exercício de docência. A disponibilidade mínima é de 10h por semana: 50% deste horário para gravação das aulas e os outros 50% para preparação das aulas.

3.3 - O professor inscrito precisa ter disponibilidade para fazer o curso de formação que será ofertado em formato online/presencial nos períodos da tarde ou noite.


4 - Da inscrição


4.1 - Os professores interessados em participar deste processo seletivo deverão baixar e preencher o formulário disponibilizado no Portal PAE e enviar para seu diretor para que este o envie no link a seguir.


Link para baixar formulário de inscrição:

Link para o diretor fazer o envio do formulário de inscrição: https://forms.gle/qSTLEUuDLuQcRfyJ7


4.2 - Vagas disponíveis:


Educação Infantil

Pré I - 4

Pré II - 4

Pré III - 4


Ensino Fundamental Anos Iniciais/EJA Primeiras fases

1º ano - 4

2º ano - 4

3º ano - 4

4º ano - 4

5º ano - 4


Ensino Fundamental Anos Finais/ EJA fases finais

Língua Portuguesa - 8 vagas

Matemática - 8 vagas

História - 8 vagas

Geografia - 8 vagas

Ciências - 8 vagas

Inglês - 8 vagas

Artes - 8 vagas

Educação Física - 8 vagas


5 - Dos critérios de Seleção:


5.1 - Critérios Mínimos:

-Profissionais familiarizados com gravação de vídeos.

-Facilidade de comunicação utilizando vídeo.

5.2 - Critérios Desejados:

-Conhecimentos básicos das tecnologias digitais, tais como curadoria de materiais digitais (games interativos; museus virtuais; simuladores virtuais).

- Cursos realizados na área de tecnologia educacional.


6 - Da análise e seleção


6.1 Poderá participar todo e qualquer professor efetivo da Educação da rede pública municipal, de Campos dos Goytacazes, que deseja fazer parte da produção de materiais audiovisuais para o projeto “Estação Educação". A comissão julgadora seguirá os critérios estabelecidos para a seleção, de forma imparcial.

6.2 As etapas de seleção serão: análise dos dados da inscrição e entrevista. Os professores selecionados passarão por formação pedagógica antes e durante as gravações.

6.3 O candidato deverá acompanhar o resultado, de acordo com as datas disponibilizadas neste edital, no Portal Pae. Endereço: https://www.pae-seduct-campos.com/

6.4 Durante toda a execução do trabalho no projeto “Estação Educação”, estes professores serão avaliados e poderão ser substituídos, caso a comissão avaliadora julgue necessário.

6.5 Poderão ser classificados até duas vezes o número de vagas.

6.6 A classificação final só se dará após o processo de formação organizado pela coordenação do projeto “Estação Educação”.


7 - Do cronograma:


Inscrições: 04/08/21 a 08/08/21

Link para o diretor enviar o formulário preenchido pelo professor:

Período de avaliação: 09/08/21 a 31/08/21

Entrevistas: 16/08/21 a 20/08/21

Formação Pedagógica: 23/08/21 a 31/08/21

Início das gravações: 23/08/21

Resultado: 06/09/21


Art. 1º - Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação.

1.088 visualizações
bottom of page