top of page

Alunos da Branca Peçanha aprendem respeito aos animais de forma lúdica



Alunos da Educação Infantil da Escola Municipal Branca Peçanha participaram de um evento, nesta quinta-feira (1) realizado pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e aprenderam, de forma lúdica, a respeitar os animais e ainda como e onde denunciar casos de maus-tratos. As atividades fazem parte do projeto “Bem-estar animal: Uenf na escola, compartilhando conhecimento visando à saúde pública”.

O projeto tem como objetivo principal divulgar informações acerca do bem-estar animal, enfatizando a senciência (que é a capacidade que os animais têm de experimentar determinados sentimentos e ter percepção sobre o que lhes acontecem e do que os rodeiam conscientemente), guarda responsável, maus-tratos e zoonoses visando à saúde pública.

As atividades são divididas em etapas. Para as crianças da Educação Infantil (1º ao 4º ano) a ação é desenvolvida através de teatro de fantoches, vídeos educativos e jogos. Além disso, tem ainda aplicação de questionários antes e após todas as atividades e distribuição de atividades educativas.

Para os adolescentes e crianças do Ensino Fundamental (5º ao 9º ano) as atividades são palestras, vídeos educativos e jogos, aplicação de questionário e distribuição de folder aos alunos e professores.

São considerados maus-tratos: Manter o animal sem acesso à alimentação ou água; deixar o animal preso em cordas e correntes permanentemente; não dar assistência veterinária sempre que necessária; submeter o animal a trabalho ou esforço físico por mais de 4h, sem oferecer alimentação, água e descanso, capturar aves na natureza, engordar aves mecanicamente.


Em Campos, as denúncias podem ser feitas pelos telefones 190 ou 27231177 e também nas delegacias.

A diretora da Branca Peçanha, Neilce Faquer Manhães, destacou a importância das atividades. "Esse projeto tem todo diferencial por mostrar à criança a importância de se tratar bem os animais. Uma criança sensível ao olhar um animal, tem grandes chances de se tornar um adulto mais carinhoso e com um olhar diferenciado aos seres humanos", finalizou.




94 visualizações
bottom of page