top of page

Alunos de escola de Morangaba fazem aula extracurricular na Lagoa de Cima





Alunos da Escola Municipal Fazenda Chalita tiveram um dia especial na última sexta-feira (22). Eles fizeram uma visita à Lagoa de Cima em uma aula extracurricular sobre conscientização da natureza e puderam ver, na prática, o lixo descartado de forma irregular. De acordo com a gestora da unidade Nelma dos Santos Ferreira, foi realizada uma coleta seletiva e todo o material recolhido vai ser reciclado.

Segundo ela, foram recolhidos cerca de cinco sacos de lixo com materiais como pneus, garrafas pets, garrafas descartáveis e latinhas de bebidas. Ela explicou que o pneu vai se tornar uma jardineira e as garrafas servirão de estudos sobre o tempo que o plástico leva para se decompor na natureza.



A E.M fazenda Chalita tem 41 alunos e atende do pré-II ao 5º ano. Nelma explicou que a ideia surgiu porque as crianças moram na localidade de Morangaba, que é uma área rural e necessitam de uma conscientização ambiental para que possam cuidar do local onde vivem.

“Essa conscientização ambiental é essencial para que essas crianças entendam que é necessário cuidar da natureza. Eles ficaram impressionados com o lixo que encontraram no entorno da Lagoa. Infelizmente, nem descalços puderam ficar porque tinha caco de vidros na areia. Essa visita foi importante para entenderem que o papel da bala que consumiram deve ser descartado no lixo, e não no chão. Também enfatizamos a necessidade de substituírem as sacolas plásticas pelas de papel, pois, essas se decompõem muito mais rápido no meio ambiente. Além disso, enfatizamos que essa onda de calor que estamos vivenciando é devido aos impactos que o homem tem causado à natureza”, explicou Nelma.



A expectativa da gestora é que os trabalhos de reciclagem dos materiais sejam expostos na X Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Campos dos Goytacazes, que vai acontecer no Jardim São Benedito, nos dias 18, 19 e 20 de outubro deste ano.

55 visualizações

Comments


bottom of page