top of page

Alunos de escolas municipais aprendem sobre meio ambiente na Reserva Caruara



A educação ambiental não acontece apenas na sala de aula. Pensando nisso, mais 100 alunos da rede municipal de ensino visitaram a Reserva Caruara, em São João da Barra, nesta sexta-feira (1). Dessa vez, foram contemplados os estudantes das Escolas Marlene Henriques Alves, Etelvira Martins Medeiros e Instituto Profissional São José. Trata-se de uma Unidade de Conservação, do tipo Reserva Particular do Patrimônio Natural, criada de forma voluntária em 2012 pela Porto do Açu Operações.


Na semana passada, outros 300 alunos de Escolas como Dr Luiz Sobral, Ciep Wilson Batista, Clóvis Tavares, Dr Francisco Manoel Pereira Crespo e Santo Antônio foram levados à unidade por meio dos ônibus da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia.



Celia Maria, diretora do Ciep Wilson Batista, afirmou que essa vista complementa o que os alunos aprendem dentro da escola. “É uma grande oportunidade deles aprenderem, na prática, as noções de sustentabilidade, de que somos um ecossistema e de que tudo é integrado e interligado. Se a gente quiser viver bem, tem que ter uma harmonia com esse ambiente. Na Reserva, todo o espaço é preparado para que os alunos vivenciem o quão é importante esse equilíbrio. Preservar e cuidar do espaço onde a gente mora é uma lição de cidadania”, afirmou.


A aluna Esther de Araújo aprovou: “Gostei muito desse passeio, pois aprendi que devemos preservar os animais, principalmente as tartarugas. Foi tudo muito legal aqui”, disse. Lívia Eduarda concordou: “Aprendi muitas coisas sobre as tartarugas e vários outros animais e, principalmente, que temos que preservá-los. Gostei muito”.


A professora da unidade, Gisela Barbosa Martins Fernandes, saiu bastante motivada. “Nossos alunos foram premiados com essa visita por terem um bom desenvolvimento nas notas do Saeb. Muito merecido! A Secretaria de Educação trouxe os alunos para aumentar o conhecimento deles em relação ao meio ambiente e eles viram diferentes espécies de animais. Muito obrigada por essa visita, só temos a agradecer”, comentou.



O secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, falou sobre a parceria com a Porto do Açu. “A Reserva oferece ações que visam incentivar a pesquisa científica e, na Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, estamos desenvolvendo projetos como o Mais Ciência e Mais Ciência na Escola, que incentivam a pesquisa e a ciência. Acredito que juntos podemos melhorar a qualidade do ensino em nossa rede municipal”, destacou o secretário.


De acordo com a assessora técnica da Seduct, Catia Mello, a missão da unidade é proteger, restaurar e promover a biodiversidade do maior fragmento remanescente de restinga em área privada do Brasil, por meio de ações e serviços que gerem conhecimento científico, educação e benefícios ambientais, sociais e econômicos. “As escolas com as melhores notas no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) estão sendo as primeiras contempladas”, informou.

O grupo foi recebido pela representante da coordenação de Relacionamento com Comunidades da Reserva Caruara, Priscila Pessanha. “Que vocês aproveitem todas as oportunidades e continuem se dedicando à escola, ao conhecimento. Nunca desistam de estudar, pois o que vai fazer a gente crescer pessoal e profissionalmente, o bem maior depois da nossa família, é o conhecimento que a gente adquire. Isso abre portas enormes. Hoje é só uma pontinha de muitas outras oportunidades que vocês terão. Parabéns e continuem dedicados!”, disse.




Fotos Celia Maria e Priscila Pessanha




105 visualizações

Comments


bottom of page