top of page

Alunos de Ponta Grossa assistem ao filme Chico Bento pelo Projeto AdoleScER no Cinema

  • Foto do escritor: Kamilla Uhl
    Kamilla Uhl
  • 13 de fev.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 14 de fev.


ree

  

O Projeto AdoleScER no Cinema, realizado pelo Departamento de Serviço Social da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), iniciou ano letivo de 2025 em grande estilo: com a criançada no cinema. Alunos do 4º e 5º anos da Escola Municipal José de Azevedo, localizada em Ponta Grossa dos Fidalgos, assistiram ao filme Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa, nesta quarta-feira (12), no Shopping Avenida 28.

 

O longa é um filme brasileiro de 2025 baseado na série de histórias em quadrinhos criada por Mauricio de Sousa, produzido pela Biônica Filmes, em coprodução com a Mauricio de Sousa Produções e a Paris Entretenimento, com direção de Fernando Fraiha que assina o roteiro ao lado de Elena Altheman e Raul Chequer.

 

Chico Bento leva uma vida tranquila na Vila Abobrinha, rodeado de seus amigos e goiabas, até que a construção de uma estrada nas terras do Nhô Lau ameaça sua goiabeira e mobiliza toda a turma.


A coordenadora do projeto, assistente social, documentarista e servidora da Seduct, Carolina de Cássia, foi a responsável por levar o grupo. “A grande maioria das crianças nunca tinha ido ao cinema, ficaram encantadas. Pudemos experimentar com as crianças a riqueza cultural de seu território considerado como o lugar do 'já teve': teve cinema, teve emprego, teve peixe; e, nessa experiência de aprender a fazer filme, descobrir um mundo de por vir", disse Carolina.

 


ree

Ela explicou porque escolheu o Filme. “Além de honrar o cinema brasileiro e o Maurício de Souza, o personagem Chico Bento é o símbolo do camponês apaixonado pelo campo, aquele que curte a terra e dela extrai brincadeira, conhecimento e ali, no território da roça, é livre. O filme também traz um aspecto importante da coletividade, exemplo no processo de ensino-aprendizagem e essencial para fazer cinema”, comentou.

 

O aluno Théo Ribeiro da Silva Alves Lopes, do 5º ano, aprovou a programação. "Eu queria voltar para o Rio de Janeiro. Mas, depois desse filme, eu quero continuar aqui mesmo, morando na roça, vi que tem muita coisa boa onde moro", afirmou.

 

Carolina falou, ainda, do comprometimento da gestão escolar e educadoras. “A Seduct garantiu o ônibus, a professora a pipoca, o secretário da escola, o sorvete, e as famílias, o ingresso. Incrível como juntos é possível fazer acontecer. A primeira vez no cinema, para a grande maioria das crianças é uma experiência incrível. A arte e educação juntas removem montanhas”, esclareceu.


Coordenadora do Setor Multiprofissional, Adriana de Lima Gonçalves, também falou sobre a importância da ação. "Acompanhar o Projeto AdoleSer no Cinema tem sido uma grande experiência. Ver o brilho no olhar dos alunos, o envolvimento da equipe escolar e dos pais dos alunos nos faz continuar acreditando no poder da educação. Sem falar na possibilidade de despertar nesses alunos o senso crítico, estético e cultural", finalizou.

 

Por Kamilla Uhl – Fotos: Carolina de Cássia

 
 
 

Comentários


Contador de visitas:

logo topo portal.png
PORTAL BRANCO.png

© 2025 Todos os direitos reservados

bottom of page