top of page

Booktruck leva leitura e contação de história ao Ciep Custódio Siqueira nesta segunda-feira



O Ciep Custódio Siqueira, no Calabouço, recebeu na manhã desta segunda-feira, o Booktruck Cultura para Todo Lado. O projeto transforma um furgão em biblioteca, oferecendo um espaço cultural itinerante e coloca à disposição dos visitantes o seu acervo, incentivando à leitura e conquistando novos leitores. Através de fantoches e contação de história a equipe fala de coisas sérias como por exemplo, o Bullying, cuidados com o meio ambiente, respeito ao próximo, entre outros.


Ainda nesta segunda-feira, o Booktruck vai estar no Ciep Arnaldo Rosa Viana, no Parque Aurora. Na terça-feira (6) é a vez do Ciep Maestro Villa Lobos, de manhã, no Parque São José. E, à tarde, o Ciep Professora Carmem Sylvia Carneiro, no Parque Eldorado. Na quarta-feira (7), o projeto chega ao Ciep Wilson Batista, no Parque Guarus.


O produtor cultural do projeto, Sérgio André Alves da Silva, conta que além das atividades lúdicas os alunos também visitam o furgão, que é uma espécie de biblioteca, conhecem o acervo, que é composto de mais de 800 títulos para todas as idades e a escola recebe um kit com 10 livros. O acervo tem obras infantis e títulos de escritores conhecidos como Fabrício Carpinejar, Lygia Fagundes Telles e Mário Quintana. O Booktruck é realizado pela VR Projetos através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com o patrocínio do Grupo Águas do Brasil e Águas do Paraíba.


“A gente percebe que todos se envolvem com o trabalho porque é uma novidade para eles. Na contação de história eles interagem com o personagem e se envolvem com o que está sendo dito. Além do incentivo à leitura, a gente conscientiza sobre respeitar o próximo, como o colega, os professores e os pais. Entre os livros que ficam para a unidade escolar, há um em braile que é para que possam exercitar a empatia.



A coordenadora de projetos da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) Neidimar Abreu destacou a importância do Booktruck para os alunos. “A parceria com o projeto Booktruck só vem trazer benefícios para nossos alunos. A magia da contação de histórias com personagens personificados traz emoção e contagia a todos. As crianças que vivenciam momentos como este são capazes de se tornarem leitores assíduos, desenvolvem habilidades sócio emocionais e incentivam a criatividade e a curiosidade. A contação de histórias deve ser uma prática diária pelos pais e professores para que a criança se desenvolva na sua formação como cidadã”, pontua Neidimar.


A iniciativa foi aprovada pelos alunos. "Gostei muito da apresentação, principalmente da contação de história. Foi tudo muito divertido", diz Yasmin da Silva. "Estou gostando muito. A historinha foi muito legal. Adorei os livros também ", conta Luiz Gabriel.

51 visualizações
bottom of page