top of page

Campos no 1° Encontro da Undime de 2025 para articular melhorias na educação

  • Foto do escritor: Kamilla Uhl
    Kamilla Uhl
  • 21 de fev.
  • 2 min de leitura


ree



O secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, esteve presente no Encontro da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio de Janeiro (Undime - RJ), realizado nesta sexta-feira (21), na cidade do Rio de Janeiro. Marcelo é coordenador regional no Norte e Noroeste Fluminense da Undime-RJ e suplente do Conselho Fiscal do órgão. O objetivo foi discutir e articular melhorias na educação, com foco no futuro dos alunos, promovendo a integração entre estados e municípios.


O evento contou com a presença da secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), doutora Kátia Helena Serafina Cruz Schweickardt. Ela falou sobre a importância da adesão dos municípios aos programas federais e à aplicação correta dos recursos disponíveis. 


Outro assunto abordado foi a Educação em Tempo Integral. “A Rede de Ensino Municipal de Campos dos Goytacazes instituiu a Política de Educação em Tempo Integral, no âmbito do Programa Federal Escola em Tempo Integral, em 12 escolas. Ao todo, quase 2 mil alunos estão sendo contemplados. A medida está assegurando a jornada escolar de 35 horas semanais, com duração total de 7 horas diárias de aula/atividades pedagógicas, compreendendo o tempo total em que os estudantes permanecerem na escola ou em outros espaços educacionais, em atividades educativas, excetuando-se o horário destinado às refeições”, explicou Marcelo Feres.


O processo teve início em 2022, nas Escolas Municipais Sesmaria e Maria Isabel Polônio, em Murundu, distrito de Morro do Coco. Em 2023, avançou para as Escolas Maria Cordeiro Borges, em Rio Preto, Morangaba, e Manoel Simões de Rezende, em Cantagalo. Neste ano, também aderiram ao Programa: CIEP Arnaldo Rosa Vianna, Dr. Luiz Sobral, Lions I, CIEP Francisco Portela, Ciep Carmem Silvya Carneiro, Marechal Arthur da Costa e Silva, Santa Terezinha e Albertina Azeredo Venâncio.


“A Undime visa articular, mobilizar e integrar os dirigentes municipais de educação para construir e defender a educação pública com qualidade. Fazer parte da coordenação regional significa ter a oportunidade de promover ações e políticas públicas de integração educacional e dar voz aos nossos educadores dos diversos municípios da região, visando ao fortalecimento do regime de colaboração entre os entes federados”, disse o secretário.



ree


Por Kamilla Uhl - Fotos: Arquivo pessoal de Marcelo Feres


 
 
 

Comentários


Contador de visitas:

logo topo portal.png
PORTAL BRANCO.png

© 2025 Todos os direitos reservados

bottom of page