O articulador Pedagógico das políticas da Educação do Campo da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Vianna, participou de reunião operacional com coordenadores do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) nesta quinta-feira (9). O objetivo foi discutir estratégias de ações conjuntas do Pacto Nacional e no Estado do Rio de Janeiro visando à superação do analfabetismo e à qualificação de jovens e adultos.
Ele representou o secretário da pasta, Marcelo Feres. O encontro aconteceu no auditório da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), no Edifício Dom Pedro II, Central do Brasil. Também estavam presentes articuladores e formadores regionais.
“Os articuladores e formadores se apresentaram para construção de diretrizes operacionais e cronograma de reuniões. Destacou-se a equipe do Norte Fluminense que conta com uma articuladora e três formadores que atenderão 10 municípios com a meta de formar 10 formadores locais em cada município respectivo”, informou Marcelo Vianna, um dos formadores.
Além disso, a coordenadora do Consed, Heloísa Andrade, informou que os municípios terão de 20 de janeiro a 21 de fevereiro para a realização do termo de adesão.
O Pacto Nacional pela superação do analfabetismo e qualificação da Educação de Jovens e Adultos é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), desenvolvida com a colaboração entre a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios. A política busca superar o analfabetismo de jovens, adultos e idosos; elevar a escolaridade de jovens, adultos e idosos; ampliar a oferta de matrículas da educação de jovens e adultos (EJA) nos sistemas públicos de ensino, inclusive entre os estudantes privados de liberdade; e ampliar a oferta da EJA integrada à educação profissional.
Por Kamilla Uhl
Yorumlar