top of page

Campos no VII Encontro Estadual de Conselhos Escolares e no Encontro de Gestores



A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) participou do VII Encontro Estadual de Conselhos Escolares do Estado do Rio de Janeiro, promovido pelo Grupo Articulador de Fortalecimento dos Conselhos Escolares (GAFCE/RJ). A diretora pedagógica Tânia Alberto, a coordenadora de Projetos, Neidimar Abreu, e a coordenadora de Prestação de Contas, Martha Castori, representaram o secretário Marcelo Feres. O evento aconteceu na Arena Sesc, em Copacabana, nesta terça-feira (28).


“Foi um encontro muito importante pois o Gafce trabalha com o eixo da gestão democrática na educação, que não é apenas a eleição dos diretores. Os Conselhos ajudam a monitorar e melhorar a qualidade dos serviços oferecidos nas escolas e o desempenho dos alunos. Esse Congresso serviu para nos ajudar a mobilizar a rede municipal e melhorar essa articulação em Campos, a fim de criar as condições necessárias para implantação desses conselhos nas nossas escolas”, explicou Tânia.





Raquel Pereira, coordenadora de Monitoramento, Avaliação e Apoio à Gestão do FNDE/MEC, foi a primeira palestrante e falou sobre O Papel do Conselho Escolar como Unidade Executora. A segunda palestra tratou do tema O Conselho Escolar e o Controle Social da Educação, ministrada pela doutora Bianca Mota de Moraes, promotora de Justiça (MPRJ). O professor Waldeck Carneiro da Silva, do Núcleo de Educação e Cidadania da Universidade Federal Fluminense (UFF), também fez uma apresentação do Fórum de Gestão Democrática da Educação, entre outros participantes.


Encontro de Gestores


Martha Castori também participou do Encontro de Gestores das Secretarias Municipais de Educação do Rio de Janeiro e para a capacitação de Gestores e Técnicos, realizado também na terça-feira (28), no período da tarde. O evento aconteceu no Hotel Rio Othon Palace e foi realizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da educação Básica (FNDE).


“O FNDE apresentou o trabalho que está sendo executado nesta nova gestão e alguns programas que estão sendo organizados para serem implantados. Também apresentou o montante dos valores dos recursos que são aplicados no Brasil e gerou expectativa em relação a mudanças que estão sendo projetadas. A coordenadora do PNAE e também do PNATE explanaram, ainda, o quadro nacional referente a estes recursos”, informou.

37 visualizações

Comments


bottom of page