top of page

Capacitações com certificação gratuita para educadores no mês de junho





 

A Escola de Formação de Educadores Municipais (Efem) entra no mês de junho com uma infinidade de cursos à disposição dos professores e profissionais da Educação. Com temas variados, que vão desde práticas inclusivas aos Usos do Cinema na Escola, as formações são gratuitas e têm como objetivo manter os participantes atualizados e conectados com tudo que há de novo na Educação.


Uma das primeiras capacitações deste mês foi realizada nesta quinta-feira (6), que é o “Encontro de Alinhamento Pedagógico e Formação – Educação Infantil”, que tem por objetivo desenvolver habilidades para o manuseio do Chromebook, com suas Funcionalidades e Aplicações Práticas na Educação. O público-alvo é a Educação Infantil – G2.

 

 Na sexta-feira, o curso acontece para os profissionais da Educação Infantil – G3. Ao longo do mês acontecem mais dois Encontros de Alinhamentos com temáticas diferentes. Ainda na sexta-feira (7) os educadores podem participar do “Práticas inclusivas na rotina escolar: Superando desafios”, voltado para todos os professores da área de Ciências Humanas e visando trazer mais conhecimento sobre inclusão, tema de alta relevância para o trato no dia-a-dia dentro e fora da unidade escolar.


No sábado (8) é a vez dos auxiliares de Creche da Rede Municipal agregarem conhecimentos em prol dos alunos. A formação terá encontros presenciais e on-line. O curso tem continuação no dia 15. E para os professores que gostam de levar novidades para a sala de aula, alinhando diversão e conhecimento, também nesta quinta-feira (6), acontece “Os Usos do Cinema Nacional na Escola - A Legalidade e a Intencionalidade Pedagógica”, que já está em seu terceiro encontro.


Já na terça-feira (11), a Efem oferece o curso “Um café e muita prosa”, que será um momento de conversa com profissionais da educação direcionado ao professor de Língua Portuguesa. Na quarta-feira (12) a capacitação é “Letramento Racial”, que está no terceiro encontro, sendo o último no dia 26 deste mês. A formação é direcionada aos gestores, gestores adjuntos, auxiliares de secretaria e de turmas, pedagogos, cuidadores e mediadores.


No dia 17, será a vez da “Mediação Escolar para Crianças com Tea e outras Necessidades Educacionais Especiais”. O curso tem um último encontro dia 20 de abril e o público-alvo é mediador e cuidador da Rede Municipal. No mesmo dia acontece o “Riscos da Automedicação”, que acontece na Faculdade de Medicina de Campos (FMC) e vai esclarecer pontos importantes acerca da necessidade de orientação médica para que sejam ingeridos medicamentos ou ministrados.





Professores de Arte do Fundamental II devem ficar atentos ao quarto encontro do “Práticas Pedagógicas em Artes Integradas: da BNCC ao Planejamento”, realizado na Casa de Cultura Villa Maria. A última edição é dia 1º de julho. Também em julho vai ser realizado o “Teatro para Professores", em Goitacazes. Em Farol de São Tomé, os encontros acontecem antes, em junho, dias 11 e 25, além de 9 de julho.


Para se inscrever ou buscar mais informações acerca desses cursos ou de outras capacitações basta acessar o portal da SEDUCT. A coordenadora da Efem, Talita Ernesto ressalta a importância das atualizações.


“É essencial que os educadores entendam que a formação continuada é urgente e dá a chance ao professor de aprender, praticar, refletir sobre esta prática, possibilitando transformar seus conhecimentos. E também oferecer ao aluno uma educação emancipada, de análise e posicionamento crítico frente às demandas sociais", concluiu Talita.


 Por Mariane Pessanha - Fotos: Mauro Antônio


 

 

74 visualizações

Comments


bottom of page