top of page

E.M Frederico Paes Barbosa vai realizar mostra cultural sexta-feira



Resgatar a cultura de Campos e contar a história do município. Esses são os principais objetivos da Expo Campos Frederico, uma mostra cultural que vai ser realizada nessa sexta-feira (19) na Escola Municipal Frederico Paes Barbosa, situada no Parque Novo Mundo, em Guarus. Durante todo o dia os alunos vão participar de apresentações de dança, teatro e exposição com expressões da linguagem campista.


A diretora da unidade escolar, Maria de Fátima Ferreira Alonso Alves, disse que a ideia surgiu quando ela observou que a cultura da cidade está se perdendo na sua opinião, e então, resolveu fazer um resgate, mostrando aos alunos o quão rica é a história do município com suas personalidades ilustres, lendas e linguagem. A historiadora Sylvia Paes vai ministrar uma palestra e abordar fatos enriquecedores da cultura campista.





Maria contou ainda que muitas crianças desconhecem a história de Benta Pereira, Nilo Peçanha, Finazinha Queiroz. Por isso, resolveu trabalhar esse dia para que os alunos pudessem pesquisar, estudar e descobrir que moram em uma cidade rica em cultura regional.


“Considero o Projeto Expo Campos Frederico de extrema importância para nossa comunidade, visto a necessidade de se vivenciar elementos da cultura campista que estão cada vez mais distantes da nossa realidade. O nosso aluno, em sua maioria, desconhece a história de nosso município, que no passado, foi cenário latino-americano e mundial”, ressaltou a diretora.


Esse é o primeiro projeto realizado na Frederico Paes Barbosa. Maria de Fátima explicou que a ideia é desenvolver um trabalho diferente a cada bimestre e como em março foi comemorado o aniversário de Campos optou por começar com a história do município. O próximo tema vai ser sobre linguagem e os alunos vão trabalhar a integração entre os povos. A escola tem atualmente 959 alunos e atende da Educação Básica ao 9º ano.




165 visualizações

Comments


bottom of page