top of page

Educação de Campos no Seminário Alfabetiza RJ





Representantes da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, dentre eles, gestores, coordenadores de setores e diretores escolares, participaram, nesta, quinta-feira (19), do Seminário Alfabetiza RJ, no Teatro Cesgranrio. O encontro teve o objetivo de apoiar a implementação do Compromisso Criança Alfabetizada no Estado do Rio de Janeiro, que visa garantir que 100% das crianças da rede pública estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do Ensino Fundamental.

O evento foi realizado pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/RJ, Secretaria Estadual de Educação (Seeduc-RJ), Instituto João e Maria Backheuser, Parceiros da Educação Rio e Fundação Cesgranrio.




A coordenadora de Projetos da Seduct, Neidimar Abreu, acrescentou que o seminário reuniu representantes de todas as redes de ensino pública do Estado do Rio e dos municípios para falar do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, orientar sobre o Planos de Ações Territoriais (PAT), que deverá ser construído em regime de colaboração com a União, Estados e Municípios.

“Foi apresentada a rede de articulação estadual de gestão e formação do Ceec – que é o Comitê Estratégico Estadual do Compromisso, que orientará todos os municípios sobre as próximas ações. Ressaltamos que o município de Campos já fez adesão ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada no Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle do Ministério da Educação, já aderiu ao PAT e agora está aguardando a formação do Renalfa municipal – que é a Rede de Articulação e Formação para subsidiar tecnicamente as discussões e tomadas de decisões do Ceec”, explicou.

A comitiva de Campos também contou com a pedagoga da Escola Municipal Lions II, Eliana Motta. “Foi um momento de grande aprendizado e reflexão sobre a iniciativa na busca pelo aprimoramento das práticas de alfabetização. Desde o planejamento estratégico até a mobilização e engajamento da rede com foco na pré-escola e 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, oferecendo formação continuada, suporte para professores e alunos. As falas dos palestrantes foram muito inspiradoras, significativas e pertinentes. Foi um momento muito importante para ressignificar a nossa prática pedagógica”, destacou.


Ponto alto do evento foi a palestra da professora Claudia Costin, presidente do Instituto Singularidades, que ministrou sobre ‘O papel da liderança educacional na alfabetização na idade certa’.





Para a servidora Regina Lannes Pereira, o Seminário Alfabetiza RJ foi de grande valia, “pois apresentou as primeiras orientações sobre o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Hoje o dia foi de refletir sobre a política de alfabetização das redes públicas, na certeza de que com trabalho estaremos avançando com metas pertinentes”, afirmou Regina.


A coordenadora do Ensino Fundamental Anos Finais da Seduct, Ana Márcia Scot, destacou a preocupação do Ministério da Educação com a recomposição da aprendizagem dos estudantes, tendo como foco principal o público do primeiro e segundo anos do Ensino Fundamental, mas também com olhar voltado à educação infantil e demais séries do Ensino Fundamental. “Foi muito importante perceber que as ações desenvolvidas pela Seduct vêm ao encontro das propostas do Governo Federal, para a valorização dos profissionais e o processo de ensino aprendizagem dos estudantes”, disse.


Fábia Petralha, diretora da EM Ataíde Dias, concordou que o Seminário proporcionou reflexões das práticas na liderança da gestão escolar. “A Palavra-chave do evento é colocar a aprendizagem do aluno como centro de todo processo; e motivar a equipe nas práticas pedagógicas, entendendo que a família faz parte desse processo.A escola tem a missão de ensinar a pensar e aprender”, concluiu.




273 visualizações

Commentaires


bottom of page