Educação e FCJOL promovem roda de conversa sobre Edital de Economia Criativa



Matéria: Kamilla Uhl e Antônio Filho - Foto: Antônio Filho



Uma roda de conversa sobre o Programa Municipal de Apoio à Economia Criativa da Prefeitura de Campos será promovida na próxima terça-feira (13), com representantes da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) e da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima. O bate-papo vai acontecer no Teatro Municipal Trianon, das 15h às 16h, e visa tirar dúvidas dos possíveis candidatos e da população em geral a respeito de como funciona o programa. A coordenadora do Curso de Plano de Negócios de Economia Criativa da Tec Incubadora, parceira do programa, Mariana Fagundes, também estará presente.


As inscrições para participação no edital de chamamento público visando à seleção de projetos de empreendedores para atuação no Programa Municipal de Apoio à Economia Criativa foram prorrogadas até dia 30 de setembro. O programa foi criado pela Seduct e tem como objetivo apoiar, com bolsas de empreendedorismo, a profissionalização de empreendedores através do Curso de Plano de Negócios para a Economia Criativa na TEC Campos Incubadora.


O edital foi publicado no Diário Oficial do município, com base na Lei 9134/2022, e pode ser acessado no Portal do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE). Serão contemplados 10 projetos e concedidas até 20 bolsas individuais, por um período de 4 meses, para até 2 empreendedores por equipe selecionada, denominado empreendedor 1 e empreendedor 2, que apresentarem criatividade e viabilidade, com potencial de se transformarem em empreendimentos ou eventos da economia criativa. Cada proponente pode submeter um projeto com uma equipe constituída por até 3 membros, denominados de empreendedor 1, empreendedor 2 e empreendedor 3.


As bolsas terão valor unitário de R$1.100,00 por mês, pagas aos empreendedores 1 e 2 da equipe. Os recursos serão pagos aos bolsistas em 4 parcelas, mensalmente, definidos na programação orçamentária da Seduct. Os interessados devem enviar a documentação exigida no edital em arquivo PDF, para a Subsecretaria de Ciência e Tecnologia, no e-mail economiacriativa@edu.campos.rj.gov.br. A divulgação dos resultados preliminares será feita em 21 de setembro, de acordo com o novo calendário, no mesmo site.


Segundo a gerente de Articulação de Projetos da Seduct, Adriana Crespo, os trabalhos deverão ser enquadrados em uma das seguintes modalidades temáticas: Turismo; Lazer; Design; Arquitetura; Games; Artes Visuais; Moda; Música; Literatura; Patrimônio Cultural (expressões tradicionais e sítios culturais); Audiovisual; Artes cênicas; Novas mídias; Artesanato; Cultura popular e Arte urbana.


“A Economia Criativa está relacionada a tudo que se assiste, ouve e interage. Ou seja, tudo que é compreendido como obra da criatividade humana e pode servir como ferramenta para o desenvolvimento econômico e social de territórios. É a área da economia da cultura que abrange os ciclos de criação, produção e distribuição de bens e serviços que usam criatividade, cultura e capital intelectual como insumos primários. A Economia Criativa estimula a geração de renda, cria empregos e oportunidades, e promove a diversidade cultural e o desenvolvimento humano”, disse Adriana.


A diretora executiva das Artes e Culturas da FCJOL, Katia Macabu, reforçou o convite: "Convidamos os fazedores e fazedoras de cultura de nosso município, que dinamizam a economia por meio da criatividade, da arte e da inovação, que venham a este encontro de terça-feira para entenderem a importância de participar de um edital tão valoroso para o desenvolvimento da cultura local".



146 visualizações