EFEM - Curso de Capacitação para Professores do Ensino Fundamental


Caros educadores, a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEDUCT), por meio da Escola de Formação de Educadores Municipais (EFEM), em parceria com a Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), convida todos vocês para participarem do curso de extensão, com carga horária de 265h ao todo, distribuídos em dois módulos. Estes encontros acontecerão virtualmente de forma síncrona e assíncrona, pela plataforma, Moodle a partir do dia 07 de março até 31 de agosto.

Informações importantes:

✔ A inscrição só poderá ser feita com o registro do e-mail institucional.

✔ Só poderão se inscrever professores da Rede Municipal de Campos dos Goytacazes que atuam na sala de aula regular, no segmento do Ensino Fundamental do 1ª ao 9º ano, e que tenham algum aluno com deficiência na turma.

✔ Após o período de inscrição, haverá uma seleção entre os inscritos seguindo os critérios apresentados.

✔ Os horários dos encontros síncronos serão combinados com os professores selecionados. Toda a programação será enviada para o email de cada professor selecionado.

✔ Serão disponibilizadas 100 vagas.

✔ Os dois módulos são:

MÓDULO 1: TDIC NA EDUCAÇÃO: BNCC E TÉCNICAS INCLUSIVAS. (145 horas organizadas de forma síncrona e assíncrona).

MÓDULO 2: RECURSOS DIDÁTICOS PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. (120 horas organizadas de forma síncrona e assíncrona).

✔ Objetivos do curso: Capacitar o docente para desenvolver práticas pedagógicas apoiado nas TDIC, com base nas habilidades da BNCC e empregando técnicas inclusivas para elaboração de recurso didático no ambiente digital; Capacitar o docente para desenvolver práticas pedagógicas apoiado nas TDIC, com base nas habilidades da BNCC, para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O curso é também parte de pesquisa de doutorado. Ao informar os dados e enviar sua inscrição, entendemos que você concorda em participar do curso de capacitação e da pesquisa desenvolvida no PPGCN-UENF. A pesquisa e todas as etapas do curso serão explicadas no primeiro encontro síncrono, que ocorrerá no início da capacitação.


- RECURSOS DIDÁTICOS PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA -


Duração: 13 semanas

Objetivo: Capacitar o docente para desenvolver práticas pedagógicas apoiado nas TDIC, com base nas habilidades da BNCC, para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Curso Gratuito: certificado de 120 horas, emitido pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), no ambiente virtual.

Pré-requisitos: ser professor de sala regular da rede municipal de Campos dos Goytacazes (1º ao 9º ano), ter aluno com TEA matriculado na turma do ano letivo de 2022 e ter cursado o curso de TDIC.


O Curso de Capacitação é ministrado por doutorandos do PPGCN – UENF e coordenação do

Núcleo de Apoio Pedagógico da UENF.

Ao longo do curso serão 6 web-conferências síncronas, para explicação e troca de experiências.

O certificado depende de 85% de participação nos encontros síncronos, 70% de participação nos fóruns e desenvolver os recursos didáticos solicitados. O desenvolvimento dos recursos será orientado durante todo o curso e é organizado em etapas: escolha do tema da BNCC; plano de aula e escolha dos programas.

O conteúdo programático do curso pode ser visto a seguir:

Os tópicos são organizados em dois blocos:

I) na primeira etapa será a parte teórica onde abordaremos a educação inclusiva, o ensino de Ciências segundo a BNCC e o Transtorno no Espectro Autista(TEA) – características e dificuldades de aprendizagem;

II) na segunda etapa iniciam-se as orientações para desenvolvimento de recursos didáticos digitais para a aprendizagem e avaliação de alunos com TEA. Nessa fase serão apresentados diferentes recursos, onde o participante vai realizar construções, postar e trocar informações com os colegas.


FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI


- CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL EM TDIC -


Duração: 4 meses (07 mar. – 27 jun. 22).

Objetivo: Capacitar o docente para desenvolver práticas pedagógicas apoiadas nas TDIC, com base nas habilidades da BNCC e empregando técnicas inclusivas para elaboração de recurso didático no ambiente digital.

Curso Gratuito: certificado de 145 horas, emitido pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), no ambiente virtual.

Pré-requisitos: ser professor de sala regular da rede municipal de Campos dos Goytacazes (1º ao 9º ano), ter aluno com deficiência matriculado na turma do ano letivo de 2022.


O Curso de Capacitação é ministrado por doutorandos do PPGCN – UENF e coordenação do Núcleo de Apoio Pedagógico da UENF.

Em cada etapa ocorre uma web-conferência síncrona, para tirar dúvidas. Os encontros síncronos obrigatórios ocorrem em três etapas: na 1ª semana (Apresentação); na 9ª semana (Avaliação por rubricas) e na 11ª semana (BNCC). Os demais encontros são opcionais, para quem desejar tirar dúvida ou ter orientações.

O certificado depende de 80% de participação e desenvolver a atividade final (planejar um recurso - um vídeo). A atividade final é organizada etapas: escolha do tema; roteiro de aula; planejamento; e desenvolver Recurso Didático Digital (um vídeo).

Os tópicos são organizados em três blocos (representado em cada linha da imagem):

I) na primeira etapa para conceituar as competências digitais, debate sobre inclusão em sala de aula, com uma atividade colaborativa;

II) na etapa seguinte iniciam-se as práticas com programas freewares, com recursos visuais. Nessa fase serão apresentados diferentes recursos, onde o participante vai realizar construções, postar e trocar informações com os colegas;

III) na etapa final será disponibilizado uma sala virtual, onde o participante terá status de professor, para organizar a apresentação do recurso que vai desenvolver. Nessa fase ocorrem interações no ambiente, mas, as atividades são de “troca de ideias”, para permitir desenvolver a atividade final.


FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI


Maiores informações pelo tdic.uenf@gmail.com ou (22) 99945-8085

358 visualizações