top of page

Efem promove Encontro de Alinhamento Pedagógico e Formação do Projeto NeuroAção




A partir da próxima semana, professores da Rede Municipal vão poder participar do curso “Encontro de Alinhamento Pedagógico e Formação do Projeto NeuroAção”, que vai ser realizado nos dias 2, 4, 5 e 11 de abril, de forma presencial, na Escola de Formação dos Educadores Municipais (Efem). A capacitação também acontece de forma remota, pelo Meet, nos dias 15, 16 e 17 deste mês.

 

De acordo com a coordenadora da Efem, Talita Ernesto, o encontro vai estabelecer pilares quanto à importância do aprendizado emocional e cognitivo. Ela explicou ainda que como educadores é necessário conhecer melhor sobre como desenvolver a autoestima e motivação dos alunos com o intuito de que eles possam prosseguir em seus propósitos.

 

O Programa Neuroação foi lançado na quinta-feira (21), sendo voltado para o tratamento de crianças atípicas e tem como objetivos centrais o diagnóstico precoce e monitoramento permanente, tratamento padronizado em toda rede, definição do fluxo de atendimento por nível de complexidade, capacitação continuada, como assistência de saúde e educação.

 

“Além desse curso, a Efem vai oferecer outras oportunidades para os educadores. Um deles é o “Práticas Pedagógicas em Artes Integradas: da BNCC ao Planejamento”, a ser realizado nos dias 8 e 22 de abril; 13 de maio; 10 de junho e 01 de julho. Todos os encontros acontecem na Casa de Cultura Villa Maria. O curso é voltado para os professores de Arte do Fundamental II”, disse Talita.

 

Ainda falando sobre arte, professores do Fundamental I e da Educação Infantil, podem participar da capacitação “Arte Moderna Brasileira para crianças: vivências pedagógicas”, que acontece nos dias 16 e 30 de abril; 14 e 28 de maio; 11 e 25 de junho e 02 e 09 de julho. É importante participar de todos os encontros pois a formação depende da presença em todos os dias.

 

Já no dia 17 de abril, a capacitação será voltada para os colaboradores do setor de Transporte da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct). A formação será promovida pelo curso de Enfermagem do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Guarus, em parceria com o Programa Saúde na Escola (PSE), na sede da Efem. Mais informações e inscrições podem ser feitas através desse link, buscar a aba “Serviços” e entrar no Sipae. 


Por Mariane Pessanha - fotos: Mauro Antônio

147 visualizações

Comentários


bottom of page