top of page

Escola de Aprendizagem Inclusiva: eliminando as barreiras da aprendizagem





Estudantes da rede municipal de ensino com dificuldade de aprendizagem continuam sendo atendidos na Escola de Aprendizagem Inclusiva (EAI). Pais de alunos e profissionais das escolas e creches municipais também estão sendo contemplados com as atividades do equipamento. Oficinas de braile, soroban e dosvox, reforço escolar, terapias individuais e coletivas são algumas das ações ofertadas semanalmente. Neste mês de abril, as equipes do Programa Saúde na Escola (PSE) também desenvolverão diferentes projetos no local.

A EAI funciona na Cidade da Criança, que se transformou em um Centro de Lazer, Educação e Convivência Inclusiva, deixando de ser apenas um parque temático. A unidade é ligada à Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct). De acordo com o secretário de Educação, Marcelo Feres, a proposta é oferecer intervenção precoce que permita aos alunos encontrar suas habilidades para superar e trabalhar suas dificuldades, alcançando a autonomia e eliminando as barreiras do processo de ensino-aprendizagem.

“A Escola é um espaço de promoção da aprendizagem de crianças típicas e atípicas, visando à convivência inclusiva. Integra ações coletivas no âmbito pedagógico e individuais; e no âmbito terapêutico, conforme as especificidades de aprendizagem dos estudantes”, disse Marcelo.



Os profissionais da Cidade da Criança também fazem oficinas de Boas Práticas na Educação Inclusiva, de deficiência auditiva e deficiência visual. O objetivo é fornecer informações acerca da convivência inclusiva e promover a reflexão dos trabalhadores sobre essa temática, visando garantir um melhor atendimento para crianças e adolescentes típicos e atípicos.

A Unidade oferece reforço escolar para alunos entre 2 e 8 anos da rede municipal de ensino, com base nas propostas do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE), visando à criação de um ecossistema com diversas ações que possibilitem a aceleração do processo de ensinar e aprender, com estimulações cognitivas e ênfase nas Linguagens e Matemática. Quando necessário, os alunos recebem auxílio de fonoaudiólogos, pedagogos, psicopedagogos e psicólogos.


Segundo a pedagoga da EAI, Adriana Beatriz, semanalmente, acontecem oficinas de meditação, Libras, Braille, Sorobã e Dosvox, voltadas para alunos e pais de alunos, além da intervenção pedagógica, musicalização, entre outros. “Todas as segundas-feiras acontece o projeto "Dialogando sobre a inclusão", com os profissionais das escolas e creches. Já às quintas-feiras, acontece o projeto “Libras no cotidiano escolar”, também para os profissionais das unidades escolares”, comentou.




PROGRAMAÇÃO


Na próxima segunda (10), das 7h30 às 11h30, o Projeto Dialogando sobre a inclusão vai atender professor, cuidador, diretor e auxiliar de turma das Creches: Irmã Dulce, Luiz Gonzaga da Silva, João Goulart, João Perdecene Neto, João Siqueira dos Santos, Jocineia da Silva Borges, Mãe Flor, Professor Paulo Freire, Silvina Manhães Terra e Souza Mota.


No dia 3 de março, foram atendidas as creches Bruno da Silva Macabu, Getúlio Vargas, Gilberto do Espírito Santo do Amaral, Monteiro Lobato, Noberto Siqueira Barreto, Professora Ruth Chagas Manhães, Sebastião Tavares Campista, Zumbi dos Palmares, Madre Tereza de Calcutá e Parque Prazeres.

Na quinta-feira (13), o Projeto de Libras vai contemplar as Escolas: Lions I, Lions II, Lídia Leitão de Albernaz, Prisco de Almeida, Sagrada Família, Nossa Senhora da Conceição, Maria Queiroz de Oliveira, Ana Batista (Nova Canaã), Francisco Faria Barbosa e Ciep Clovis Tavares. Na semana passada, o projeto contemplou as Escolas Augusto Machado Vianna, Bartholomeu Lysandro, 29 de Maio, Professora Áurea Simão de Andrade, Professor Walter Siqueira e Lulo Ferreira de Araújo.

Cronograma do PSE na EAI:

05/04/2023 – Ação: A Importância da Higiene na Prevenção de Doenças (enfermagem) - 8h30 e 10h / 14h e 15h

12/04/2023 – Ação: Projeto Escola Protetora da Mulher (Ação social) - 8h30 e 10h / 14h e 15h

19/04/2023 – Ação: Projeto Construindo Valores nas Escolas (Educadoras do PSE) - 8h30 e 10h / 14h e 15h

26/04/2023 – Ação: Projeto Roda de Saúde (Equipe de Nutrição do PSE com Universidade Estácio de Sá) – 8h30 e 10h

26/04/2023 - Ação: Crescer Saudável: Enfrentamento à Obesidade Infantil – 14h e 15h




71 visualizações

Comentários


bottom of page